Resumo |
Este Trabalho busca compreender como ocorre a relação entre adultos e
crianças na Educação Infantil. Em um primeiro momento, houve a estruturação do
capítulo com o Estado da Arte, onde buscou-se pesquisas que contribuíssem para a
discussão do assunto e a elaboração do referencial teórico. Na sequência, foi
estruturado o capítulo teórico abordando os seguintes aspectos: a identidade da
Educação Infantil, identidade da criança, identidade do professor e a relação
adulto/criança, com referência nos principais autores Fochi (2020), Nakata e Oliveira
(2019), Costa (2015), Baptista (2011) e Dias e Bhering (2004). A produção dos
dados ocorreu a partir de observações em uma escola pública, em uma turma de
crianças de 4 a 5 anos, durante o período de 10 de dezembro de 2020 á 23 de
dezembro de 2020, em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul.
Esse primeiro percurso, juntamente com as anotações no Diário de Campo,
resultaram na estruturação de grades que serviram para a construção das análises.
Esse tipo de pesquisa se inspira no trabalho Nigito (2004) que também tem
pesquisado o cotidiano pedagógico da Educação Infantil. A partir disso, foi possível
analisar que as relações são estabelecidas a partir da imagem de uma criança que
necessita do adulto para a compreensão do mundo ao seu redor e ainda que as
relações são firmadas com a necessidade do adulto mostrar a sua superioridade,
criando uma dependência da criança em relação a ele. Dessa forma, compreendo a
necessidade de três movimentos: a construção de uma nova identidade da criança,
adultos com trabalhos que se baseiam na autorreflexão e a discussão em torno do
assunto das relações entre adultos e crianças, visando uma relação que
compreenda a formação integral da criança na Educação Infantil e de uma relação
que entenda adultos e crianças como indivíduos com papéis colaborativos e ativos.; |