Resumo |
Com o intuito de contribuir para a área da educação, sobretudo na formação docente, o presente trabalho objetiva conhecer quais são as narrativas de memórias afetivas que um grupo de acadêmicas do curso de Pedagogia carregam consigo e de que forma essas memórias construídas na infância se apresentam na vida adulta, visando conhecer a interferência da afetividade na aprendizagem. Para realizar o estudo, ancorou-se em aportes teóricos sobre Afetividade (MAHONEY e ALMEIDA, 2005), Infância (REDIN, 2008; ARIÈS, 1981; REDIN, GOMES e FOCHI, 2013), e Memória (IZQUIERDO, 2011; FISCHER, 2011). Como caminho de investigação, para a pesquisa qualitativa exploratória, foi realizada entrevista-narrativa com um grupo de seis acadêmicas do curso de Pedagogia/UNISINOS. Após a análise das narrativas, sobre as memórias afetivas, foram construídas três categorias: a) Relação com a família; b) memórias da escola; e c) desejo pela docência. A partir desse estudo foi possível identificar como o grupo de acadêmicas participantes da pesquisa vivenciaram sua infância e os sentimentos que as constituíram, estando as memórias afetivas para este grupo, ancoradas na família, na escola e nas relações com as professoras.; |