Resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo problematizar a conduta pública municipal de Salvador do Sul na área educacional diante do cenário de uma pandemia e isolamento social por conta da Covid-19. Desta maneira, o estudo realiza uma apresentação da rede escolar municipal, tato em seus aspectos históricos e sociais, mediante a visita as instituições de ensino, análise de seus documentos e aplicação de questionários aos profissionais. Os resultados evidenciaram diferentes receios, medos, e angústias do ensino remoto por conta das escolas fechadas em preservação das vidas dos profissionais e alunos. Analisou-se o contato dos professores para com seus alunos e a interação família e escola, observando-se os direcionamentos dos gestores e secretários municipais durante a pandemia, destacando alguns aspectos positivos e negativos relacionados ao momento pandêmico e as aulas remotas, bem como a implantação de um sistema tecnológico de sala de aula e a adaptação dos EPI’S e demais protocolos sanitizantes de segurança. O estudo conclui que a pandemia trouxe muitos desafios e aprendizados a educação pública municipal, os quais se tornam perspectivas importantes para repensar a educação antes, durante e pós pandemia do Covid-19.; |