Resumo |
O presente estudo aborda questões referente à Educação Patrimonial num contexto onde a cultura da imigração alemã está muito presente, todavia a sala de aula é composta pela pluralidade cultural. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de apropriação da cultura da imigração alemã, num contexto de pluralidade cultural. Para isso, foi realizado um projeto de Educação Patrimonial numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental, no município de São José do Sul. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora titular da turma. Para tanto, o conceito de cultura vinculados a Educação Patrimonial são destacados aqui no estudo. Utilizam-se, como aporte, os trabalhos dos autores Hall (2005), Canclini (1994), Laraia (2004), Baumann (2012), Schneider (2013), Pollak (1989), Giddenns e Sutton (2017), Silva (2019), Freire (1996), Schneider (2014), Horta (2006), Silva (2015; 2016; 2017; 2019), Rocha, Russi e Alvarez (2013). Como resultados, constatou-se que os alunos dos quais seus referenciais culturais não fazem parte da cultura da imigração alemã, passaram, inicialmente, por um processo de estranhamento cultural, momento em que apresentaram mais dificuldades com as atividades propostas. Observou-se que, com o desenvolvimento do projeto de Educação Patrimonial, estes alunos desenvolveram um processo de apropriação e valorização do bem cultural. Além disso, demonstraram o fortalecimento do respeito entre as diferentes formas de viver e estar no mundo.; |