Mostrar registro simples

Autor Kerkhoven, Baduska Cristine;
Orientador Fochi, Paulo Sergio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4284708571035688;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A cultura do ateliê na educação infantil;
Resumo Este estudo teve como foco a investigação e reflexão sobre a Cultura do Ateliê na Educação Infantil, a fim de servir como material de estudo para demais docentes que se interessam pelo tema. A Cultura do Ateliê emerge da abordagem de Reggio Emilia. Em primeiro momento, no Estado da arte, foi realizado um levantamento sobre as publicações a respeito do tema. Na sequência, o Referencial teórico apresenta três conceitos importantes: A experiência de Reggio Emilia: a inspiração para o ateliê e atelierista; As transformações do Ateliê: Do espaço para cultura; e, Quem é o atelierista. A análise dos dados foi realizada a partir da série de lives promovida pelo Ateliê Carambola ‘Um olhar sobre as diferentes linguagens’. A metodologia utilizada nesta pesquisa é uma livre inspiração do modelo cartográfico, uma pesquisa processual sob os objetos processuais - as lives. Na análise, os conceitos cartografados dialogam com os conceitos que se fazem presentes nas vozes dos autores de referência do presente estudo. Todas as etapas da pesquisa contribuíram para a reflexão acerca dos aspectos que fazem emergir a Cultura do Ateliê na Educação Infantil, bem como o que a Cultura do Ateliê faz emergir na Educação Infantil.;
Palavras-chave Educação Infantil; Cultura do Ateliê; Reggio Emilia; Cartografia;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-06-07;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12377;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística