| Autor | Kerkhoven, Baduska Cristine; |
| Orientador | Fochi, Paulo Sergio; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4284708571035688; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | A cultura do ateliê na educação infantil; |
| Resumo | Este estudo teve como foco a investigação e reflexão sobre a Cultura do Ateliê na Educação Infantil, a fim de servir como material de estudo para demais docentes que se interessam pelo tema. A Cultura do Ateliê emerge da abordagem de Reggio Emilia. Em primeiro momento, no Estado da arte, foi realizado um levantamento sobre as publicações a respeito do tema. Na sequência, o Referencial teórico apresenta três conceitos importantes: A experiência de Reggio Emilia: a inspiração para o ateliê e atelierista; As transformações do Ateliê: Do espaço para cultura; e, Quem é o atelierista. A análise dos dados foi realizada a partir da série de lives promovida pelo Ateliê Carambola ‘Um olhar sobre as diferentes linguagens’. A metodologia utilizada nesta pesquisa é uma livre inspiração do modelo cartográfico, uma pesquisa processual sob os objetos processuais - as lives. Na análise, os conceitos cartografados dialogam com os conceitos que se fazem presentes nas vozes dos autores de referência do presente estudo. Todas as etapas da pesquisa contribuíram para a reflexão acerca dos aspectos que fazem emergir a Cultura do Ateliê na Educação Infantil, bem como o que a Cultura do Ateliê faz emergir na Educação Infantil.; |
| Palavras-chave | Educação Infantil; Cultura do Ateliê; Reggio Emilia; Cartografia; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2021-06-07; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12377; |
| Nivel | Graduação; |
| Curso | Pedagogia; |