Autor |
Reis, Taigra Marruá Flores dos; |
Orientador |
Pacheco, Suzana Moreira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1484476671529686; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Um olhar para o processo de transição da pré-escola para o primeiro ano do Ensino Fundamental no município de Dois Irmãos; |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo compreender como as escolas se organizam para receber as crianças da Educação Infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental no município de Dois Irmãos e buscou refletir sobre os processos durante a transição da pré-escola para o primeiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa inicia com a apresentação da autora e o percurso transcorrido até a escolha do tema. Em seguida, é apresentada uma análise sobre o percurso da legislação e a implementação do 9º ano no Ensino Fundamental. Contextualiza-se criança da educação infantil e a criança do primeiro ano do Ensino Fundamental e suas especificidades, utilizando o aporte de autores como Fochi (2019) e Rapoport (2009). Posteriormente, é apresentada a metodologia que aconteceu através de questionários, com a secretária de educação do município de Dois Irmãos e professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental e de entrevista, com a coordenadora da escola entrevistada, que aceitou participar da pesquisa. Dentre todos os dados obtidos e todas as análises feitas, é importante ressaltar a importância da prática que respeite os níveis em que as crianças se encontram, partindo de seus conhecimentos prévios. A pesquisa é concluída salientando a importância de profissionais que pensem os processos da educação de forma integrada para garantir o ensino sem rupturas durante a transição entre a pré-escola e o primeiro ano do Ensino Fundamental.; |
Palavras-chave |
Educação Infantil; Anos Iniciais; Transição da pré-escola para o Ensino Fundamental; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-01-12; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12372; |
Nivel |
Graduação; |