Resumo |
A educação matemática vem se tornando objeto de diferentes discussões, buscando problematizar as práticas pedagógicas atuais bem como considerar diferentes propostas e abordagens para o ensino. Nesse contexto, a modelagem matemática, entra no cenário escolar, fragilizando o ensino tradicional, considerando o aluno como o sujeito principal da aprendizagem e o professor, como mediador. Diante disso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, através do planejamento e desenvolvimento de uma prática pedagógica de modelagem matemática online com cinco crianças do 4º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo principal possibilitar aos educandos realizar relações entre os saberes cotidianos e os saberes escolares, potencializando o processo de ensino e aprendizagem. Obteve-se como resultados, um aprofundamento de conceitos já estudados e outros que ainda não haviam sido abordados, relacionando-os com situações do cotidiano. Dessa forma, os alunos ampliaram o seu repertório de conhecimentos matemáticos, apresentando diferentes formas de resolver os problemas propostos. Conclui-se, então, que a prática possibilitou aos educandos desenvolver a autonomia, o senso crítico, a valoração dos saberes cotidianos bem como produzir relações entre esses saberes e modelos matemáticos.; |