Resumo |
Como perceber se a fruição está presente nas práticas literárias e como se dá a lidação de específicos modos para compreender a literatura? Com esse problema de pesquisa, a presente investigação procurou encontrar as formas como vem sendo concebida a literatura e a leitura literária em alguns documentos norteadores da educação brasileira, tais como: LDB versão de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases), os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais): introdução, ética e língua portuguesa, PNE (Plano Nacional de Educação), DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais), BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o RCG (Referencial Curricular Gaúcho). Eles servem como orientadores para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma inspiração nas pesquisas pós-estruturalistas em educação, esta pesquisa buscou entender o funcionamento de discursos presentes nos documentos e problematizar como eles fazem referência e implicam específicos modos de leitura. Após a análise dos documentos, podemos perceber que a fruição é contemplada nos documentos, mas as práticas que priorizam a decodificação da língua escrita e a mera comunicação também se fazem presentes na grande maioria dos documentos. Além disso, pode-se destacar a importância do acesso aos livros e a importância da postura docente frente a essas práticas.; |