Mostrar registro simples

Autor Schuster, Kárin Andrea;
Orientador Pacheco, Suzana Moreira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1484476671529686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Práticas de leitura no terceiro ano do ensino fundamental;
Resumo O trabalho visa ressaltar a importância da leitura no cenário escolar, mais especificamente em duas turmas de terceiro ano do ciclo de alfabetização, período no qual os alunos precisam consolidar seus conhecimentos na área da leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola pertencente à rede municipal de ensino São Leopoldo. A finalidade do estudo foi propiciar reflexões sobre como a leitura acontece no ambiente escolar e os materiais que são disponibilizados. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas às duas professoras, regentes das turmas mencionadas, sobre suas práticas de leituras e observações em sala de aula. O trabalho foi sustentado por estudos teóricos firmados por autores como Guimarães e Corsino (2012), Freire (1995), Kramer (2010), Lerner (2002), Machado (2004), Pacheco (1994), Soares (2003), Solé (1998), Rangel (2007). Baseado nas análises propiciadas pelas entrevistas e observações de sala de aula, percebeu-se que há um movimento constante para que boas práticas sejam vivenciadas na escola. Observou-se que diversas práticas e materiais são disponibilizados, sendo possível perceber que o trabalho de leitura está centrado na figura do professor e de acordo com suas concepções. Neste aspecto, há fragilidades, uma vez que a escola se envolver, tecendo parâmetros para as práticas de leitura. Constato através da realização desse trabalho, que a leitura exige muito de quem aprende e de quem a ensina. Exige que a tratemos com olhar minucioso e respeitoso, para que não seja tratada como mais uma tarefa escolar a ser cumprida ou reproduzida. Muitas vezes, é descoberta na escola, mas ultrapassa seus muros. Abre e amplia os horizontes, independente das escolhas futuras.;
Palavras-chave Práticas de leitura; Terceiro ano; Ciclo de alfabetização;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-12-11;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12351;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística