Resumo |
As crianças possuem necessidades individuais e possuem anseios e estes, muitas vezes, são negligenciados pelos adultos. No presente trabalho estão apresentados os resultados de uma pesquisa sobre as atitudes dos adultos com as crianças, em relação ao cuidado e respeito em uma Escola de Educação Infantil, envolvendo crianças pequenas entre zero e três anos de idade. Buscou-se compreender como os profissionais de Educação Infantil agem com as crianças, investigando suas ações, evidenciando ou não atitudes de respeito e de cuidado. Utilizou-se, como material teórico, Boff (1999), Edwards, Gandini e Forman (2016), Gonzalez-Mena e Eyer (2014), Korczack (1984), Raraport (2005), Saltini (1997), e entre outros para aprofundar ainda mais o estudo. A base da pesquisa constituiu-se de reflexões teóricas para a fundamentação dos dados coletados em forma de questionários e observações que foram realizados com quatro professoras e com as crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Os questionários foram analisados a partir de quatro categorias, sendo elas: “Perfil e motivações dos sujeitos”, “Respeito”, “Ações e práticas de cuidado e respeito” e “Apego”. Ao analisar os excertos dos questionários com auxílio de suporte teórico, percebeu-se que muito do que as professoras relatam não é realizado na prática. Com esta pesquisa, constatou-se a importância de refletir acerca das atitudes e ações dos adultos, sendo que, estas atitudes devem ser pensadas para com as crianças, oferecendo momentos de escuta e respeito com elas.; |