RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O que as antiprincesas "ensinam" sobre as identidades femininas?

Mostrar registro simples

Autor Maus, Jéssica Luana;
Orientador Chaves, Juliana Fátima da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3786994294720949;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O que as antiprincesas "ensinam" sobre as identidades femininas?;
Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar as identidades das artistas representadas nas obras literárias da Coleção Antiprincesas. A partir dos estudos culturais, procuro identificar certas contribuições da literatura infanto-juvenil na representação das identidades femininas, uma vez que histórias produzem significados que educam e produzem conhecimento. O eixo principal do trabalho é a análise de três livros da Coleção Antiprincesas, a partir dos seguintes autores: Áries (1981), Bonin e Silveira (2010), Coelho (1991), Costa (2007), Felipe e Guizzo (2003), Louro (1997), Marodin (1997), Meyer (2003) e Strey et al. (1997), os quais contribuíram para as problematizações relacionadas das identidades femininas representadas nas obras. Foram organizadas duas unidades de análises denominadas: Mulheres como protagonistas de suas próprias histórias; e Felizes para sempre? Estas unidades de análises anunciam identidades femininas que ocupam lugares de destaque nas produções artísticas contemporâneas ensinando modos de ser mulher em contextos marcados por resistências às suas formas de expressão.;
Palavras-chave Gênero; Representação; Literatura; Cultura; Identidade;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-06-28;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12341;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística