RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A influência do sono na aprendizagem e no comportamento de crianças de educação infantil

Mostrar registro simples

Autor Graeff, Jenifer Sibeli;
Orientador Lorandi, Aline;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9832328709285264;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A influência do sono na aprendizagem e no comportamento de crianças de educação infantil;
Resumo Sabendo que os estudos sobre sono estão avançando e sendo cada vez mais valorizados devido à sua importância, este trabalho de conclusão surge como uma forma de contribuição para as pesquisas realizadas nesse campo e como uma fonte de informação para pais e educadores para que tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos relacionados ao sono e à importância dele. Foi realizada uma pesquisa com criançasde 2 a 5 anos de duas turmas equivalentes a Maternal 1 e Pré 1 de uma escola de Educação Infantilda rede Municipal de Estância Velha. Seus pais tinham de responder a um questionário e fazer um acompanhamento do sono de seus filhos durante 15 dias. Nesse período também as professoras das crianças que estavam participando da pesquisa tinham de observar como estava seu comportamento durante o período em que a criança permanecia na escola, bem como era o seu sono na hora de dormir. A pesquisadora realizou alguns testes de aprendizagem de vocabulário, que foram relacionados ao sono e ao comportamento que as crianças tiveram nesse tempo. Depois de 7 dias de acompanhamento do questionário a pesquisadora contou uma história para as crianças em que os nomes dos personagens eram diferentes dos já conhecidos pelas crianças. Nos dois dias que se seguiram, foi realizado um teste com as crianças onde elas tinham que mostrar o personagem que correspondia ao nome falado pela pesquisadora. Um mês depois esse mesmo teste foi realizado. Concluiu-se que não houveram evidências de comportamento e aprendizagem diferenciadas ou fora do esperado que pudessem ser relacionadas ao padrão de sono que as crianças tiveram na escola ou em casa. Isso pode ter acontecido porque o período de coleta foi relativamente curto ou, até mesmo, porque as crianças tinham um padrão de sono bem desenvolvido e que supria suas necessidades de dormir.;
Palavras-chave Sono; Aprendizagem; Comportamento; Educação infantil;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-06-28;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12340;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística