Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo identificar as concepções de educação e de docência, que balizaram a construção das propostas pedagógicas da Educação Infantil de duas Redes Municipais de Ensino, e, ainda de que modo os profissionais da educação destas Redes dialogam com tais concepções. Para tal, foi realizada uma análise documental dos PPPs das escolas das duas redes, entrevistas com responsáveis das Secretarias de Educação e coordenadoras pedagógicas das instituições de Ensino e aplicação de questionários, que foram respondidos pelas docentes das escolas. A partir dos dados coletados em conjuntura à questão norteadora da pesquisa, duas categorias de análise foram criadas, para que pudesse se pensar a respeito destes temas, sendo eles: (I) Concepções de educação e propostas pedagógicas na Educação Infantil; (II) Concepções de Docência na Educação Infantil. Contudo, pode-se perceber o quanto as propostas pedagógicas voltadas à Educação Infantil são recentes em ambas as cidades, com isso, precisam ser revistas, na intenção de que esta etapa da Educação continue progredindo, juntamente com a reflexão dos docentes que constituem estas Redes de Ensino. As discussões realizadas no referencial teórico sobre a profissão professor na Educação Infantil, o histórico da área e a necessidade de investimento na EI enquanto primeira etapa da Educação Básica, foram fundamentais no processo de qualificação das análises.; |