Resumo |
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como tema “Gamificação nas práticas pedagógicas, novidade ou inovação? ”, sendo problematizado com a seguinte questão: Como a gamificação pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas capazes de engajar estudantes na aprendizagem? Tem por objetivo compreender a contribuição da gamificação para a construção de práticas pedagógicas que engajem os sujeitos da aprendizagem. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa, inspirada no método de estudo de caso segundo Yin (2015), os autores referidos na presente pesquisa como apoio para análise são: Saccol, Schlemmer e Barbosa (2010), Schlemmer (2014), Schlemmer (2016), Fardo (2013) e Schlemmer e Schuster (2016). Como resultados encontramos que a gamificação nas práticas pedagógicas possibilita a mediação e a construção do conhecimento, propiciando aprendizagens. Desperta a curiosidade, engajamento e espírito de investigação. Promove a construção de jogos com temas do cotidiano ou do interesse deles, propicia a ampliação da cultura digital e da cultura gamer nas escolas. Concluímos, por meio do desenvolvimento da pesquisa, que a gamificação nas práticas pedagógicas propiciou uma satisfação da equipe diretiva e da professora da turma, principalmente no que se refere ao engajamento dos alunos. A troca de experiências e aprendizagens entre professor aluno,propiciando uma saudável relação, além disso, a criatividade, espírito de investigação, coletividade e respeito com o próximo. Valores importantes e inovadores para nossos novos sujeitos da aprendizagem.; |