Resumo |
As inquietações ao longo do curso de Pedagogia me motivaram a realizar essa pesquisa que buscou compreender de que forma podemos motivar o interesse pela aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental nos dias de hoje. Para isso, o estudo foi fundamentado em uma pesquisa empírica descritiva e com abordagem qualitativa, sendo realizada com três professoras atuantes dos anos iniciais e vinte e quatro alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São Leopoldo. A fundamentação teórica para esse estudo foi embasada em autores como Oliveira, Araujo e Veit (2016), Redin (2013), Nóvoa (2009), Freire (1996), dentre outros, a fim de promover reflexões sobre as temáticas trabalhadas no desenvolvimento da pesquisa. Inicialmente, é abordada a história da educação, fazendo um comparativo dos métodos tradicionais de ensino com os métodos atuais e o perfil do aluno de hoje que passou por transformações culturais ao longo dos anos. Na sequência, é apontada a importância da afetividade e da motivação na construção da aprendizagem e as novas práticas pedagógicas que podem ser adotadas como fonte de motivação para despertar o interesse dos alunos na aquisição de conhecimentos. Através da análise dos dados foi possível identificar as práticas pedagógicas que podem ser adotadas para que se desperte o interesse dos alunos dessa nova geração, de acordo com os seus perfis impactados pelos avanços tecnológicos.; |