| Autor | Weschenfelder, Kelvin Felipe; |
| Orientador | Helfer, Inácio; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/5246255686057823; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | A criança e o reconhecer: Axel Honneth, amor e o primado do reconhecimento; |
| Resumo | O objeto do presente trabalho é compreender reconhecimento e infância a luz da filosofia de Axel Honneth, mais especificamente nos textos Luta por Reconhecimento (1992) e Reificação (2006), além de compreender o Amor na teoria honnethiana, analisar o primado do reconhecimento para Honneth e compreender o desenvolvimento da autoconfiança na infância. Para atingir tais objetivos será feito uma análise comparativa entre textos além de uma bibliografia complementar em livros e artigos para que a discussão se torne presente em nossa realidade. Os resultados da pesquisa apontam para uma continuidade entre textos sendo possível compreender i) uma mudança de postura de Honneth de quem seria o parceiro de relação da criança, ii) a necessidade de quebra da visão egocêntrica da criança; iii) a importância da esfera do amor na teoria honnethiana; e iv) relação entre os vínculos primários da criança com as demais relações humanas do futuro adulto. A partir desses apontamentos é possível compreender a filosofia de Honneth como um contraponto a visão empirista da infância e repensar, na realidade brasileira, a responsabilidade e o tratamento para com as crianças em prol de um panorama que comporte o reconhecimento necessário.; |
| Palavras-chave | Reconhecimento; Infância; Reificação; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2021-06-24; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12122; |
| Nivel | Graduação; |
| Curso | Filosofia; |