Resumo |
O presente trabalho almeja uma história social do futebol e das suas intersecções com os ferroviários e as ferrovias. O futebol tem sido analisado como um privilegiado observatório da sociedade brasileira, com seus talentos e mazelas. Nas suas quatro linhas e nos seus arredores (arquibancadas, ruas, etc.) encontramos uma síntese da nossa identidade nacional, com suas fraturas sociais e raciais. Já as ferrovias foram durante muito tempo um símbolo de progresso, cortando o país transportando mercadorias, gentes e imaginários. Mas as ferrovias não funcionavam automaticamente, precisavam de um grupo profissional heterogêneo, desde aqueles que forjavam e fixavam os trilhos, até os ferroviários, que mantinham os trens funcionando. Assim, trataremos dialogicamente o futebol e as ferrovias/ferroviários, usando de um acervo específico, custodiado pelo Museu do Trem, localizado em São Leopoldo, RS. Analisaremos as relações contratuais entre os clubes de futebol ligados à Viação Férrea do Rio Grande do Sul, no período correspondente às décadas de 1930 a 1960. Clubes diversos se cadastravam no Círculo Ferroviário, procurando vantagens diversas. Desses documentos selecionaremos os relativos a clubes de futebol criados por ferroviários, onde captaremos onde estavam localizados, suas características principais, membros que os criaram, etc.; |