Resumo |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso se insere na temática da cultura visual na Companhia de Jesus a partir das imagens evangélicas que integram a obra Evangelicae Historiae Imagines de Jerônimo Nadal (1593). Esta obra é composta por gravuras que representam a vida e os ministérios de Jesus e foi inicialmente direcionada aos jovens jesuítas com o intuito de propor um auxílio didático visual às meditações dos Exercícios Espirituais. A didática nadalina foi tão revolucionária que uma nova edição, com novas anotações e uma diferente ordem de apresentação das meditações, foi publicada, em 1595, sob o título: Adnotationes et Meditationes in Evangelia. As gravuras da obra de Jerônimo Nadal tiveram grande difusão e serviram de modelo para outros manuais e coleções de meditações ilustradas. Desta maneira, além de abrangerem uma ampla clientela internacional (BOWEN; IMHOF, 2019), foram também consideradas de fundamental importância para o desenvolvimento de uma cultura visual na Companhia de Jesus (BAILEY, 1999; DEKONINCK, 2017; LEVY, 2014). A partir disso, de acordo com a ótica da análise das formas discursivas (CHINCHILLA PAWLING, 2014) e com o auxílio do método iconográfico de Erwin Panofsky (2001), este trabalho busca analisar o uso das gravuras da obra de Nadal, para identificar sua semântica condensada, sua regularidade e sua função comunicativa. Junto a isso, devido a sua grande difusão, estuda-se a circulação da Evangelicae Historiae Imagines desde a Europa até a América e a Ásia. Assim, adotando a perspectiva da circulação internacional das ideias de Pierre Bourdieu (2002), observa-se a aceitação da obra de Nadal e seus diferentes usos.; |