Resumo |
Durante o período colonial, o teatro jesuítico foi amplamente utilizado sob o ponto vista pedagógico no que se refere à evangelização de povos nativos no contexto das missões e à reforma dos costumes. Contudo, com estruturas institucionais bem definidas, a performance e a elaboração de peças teatrais também eram usadas como ferramentas complementares à instrução jesuítica dada em seus colégios. Com o intuito de formar melhores oradores, o teatro auxiliava os escolásticos da Companhia de Jesus e estudantes leigos em diferentes níveis, sobretudo, no controle físico e vocal, no desenvolvimento da memória e na habilidade de falar em público. Assim, aprendiam retórica, oratória, Latim e outros idiomas. Esses elementos eram essenciais para a orientação dos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola (1491 – 1556), cujo aprimoramento da prática estava diretamente ligado a uma espiritualidade performática inaciana (WETMORE JR., 2016). Com base nos estudos sobre a análise das formas discursivas (CHINCHILLA PAWLING, 2014), será abordado como a elaboração de peças teatrais foi significativa para configuração da escrita e da identidade jesuítica.; |