Resumo |
O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto para o
desenvolvimento de aulas experimentais de Física, em turno inverso ao das aulas
regulares, em turmas de primeiro e terceiro ano do ensino médio, numa instituição
de ensino médio pública da região do Vale do Rio dos Sinos, visando à qualificação
do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Física. O trabalho deverá ocorrer
em conjunto com o professor titular, com o autor do presente projeto e com alguns
dos alunos das turmas de ensino médio da instituição de ensino, proporcionando
aos estudantes uma oportunidade de construir experimentos e realizar análises,
sendo esta uma metodologia diferenciada para o desenvolvimento das
competências e habilidades identificadas na BNCC para Ciências da Natureza,
especificamente na área de Física. Desta forma o projeto pretende facilitar o
discernimento dos educandos sobre os conteúdos, a conexão da Física com o
cotidiano dos alunos, até a estimular o interesse pela disciplina. Por fim, o projeto
visa analisar os resultados através da progressão das notas dos alunos antes e após
a aplicação do mesmo, com a finalidade de identificar a eficiência, ou não, desta
metodologia, visando contribuir com os índices de aprovações do primeiro e terceiro
ano do ensino médio. Visando uma aplicação com eficiência e qualidade do projeto,
foi elaborado um questionário online para professores e alunos, possibilitando ter
uma visão realista do ensino de Física no que diz respeito à utilização de aulas
práticas. Os resultados indicaram que tanto os professores quanto os alunos
consideram importante o desenvolvimento de aulas práticas, por ser uma
metodologia que tende a qualificar o processo ensino-aprendizagem, e que poucas
aulas práticas são realizadas nas aulas de Física, nas instituições cujos professores
responderam aos questionários.; |