Resumo |
O Ensino Médio brasileiro se encontra permeado pelos mais diversos
desafios. Instituições com infraestrutura precária, recursos materiais, financeiros e
humanos insuficientes e o crescente distanciamento entre a escola e a cultura juvenil
são apenas alguns dos diversos fatores. Além disso, a extensa quantidade de
conteúdos científicos abstratos e descontextualizados abrangida pelo currículo
escolar é mais um agravante desta situação. Os alunos, desmotivados e incapazes
de compreender o valor e a utilidade da educação formal, acabam apresentando um
desempenho muito aquém do esperado. Assim, buscando refletir sobre formas de
enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, o presente trabalho discorre sobre
práticas curriculares inovadoras aplicadas ao ensino de Física do Ensino Médio. O
levantamento de dados foi realizado através da Biblioteca Brasileira de Teses e
Dissertações e resultou na seleção de 7 dissertações de mestrado envolvendo a
inserção e abordagem de tópicos pertencentes à Astronomia e à Física Moderna e
Contemporânea (usualmente não trabalhados nas aulas de Física tradicionais). A
análise das dissertações foi desenvolvida por meio de uma metapesquisa,
metodologia capaz de propiciar o desenvolvimento de uma visão abrangente e
contextualizada das tendências da produção científica acerca da temática. Entre os
resultados obtidos, foi possível perceber que a necessidade de inovar nas aulas de
Física é fortemente defendida pela comunidade científica. Dessa forma, a inserção
dos conteúdos citados possibilita o desenvolvimento de uma abordagem
interdisciplinar e o tratamento de aspectos históricos, sociais e filosóficos inerentes
ao estudo da construção do conhecimento científico. Além de se mostrar uma
excelente estratégia de incentivo ao interesse e à participação dos alunos.
Entretanto, a inovação curricular é um processo complexo que muitos docentes não
se sentem qualificados para realizar. Portanto, a elaboração de materiais didáticos
de qualidade, a melhora das condições de trabalho dos profissionais da educação e
a promoção de cursos de formação continuada são algumas das principais formas
de contribuir para que a almejada inovação curricular se torne viável.; |