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Nos rastros de algoritmos pela cidade: cartografia do desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva da educação OnLife

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Autor Menezes, Janaína;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2206184493576245;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Co-orientador Rocca, Fabio La;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8997346931633478;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Nos rastros de algoritmos pela cidade: cartografia do desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva da educação OnLife;
Resumo A presente pesquisa de doutorado está relacionada ao desenvolvimento do pensamento computacional na cidade em um contexto de Educação OnLIFE. Na problematização do tempo presente, emerge a questão de pesquisa: Como o pensamento computacional pode ser potencializado na cidade? Esta tese tem por objetivo compreender como o pensamento computacional pode ser desenvolvido, potencializado e produzido com e na cidade. A tese articula, na perspectiva teórico epistemológica, a cognição inventiva (KASTRUP), os espaços urbanos e pós urbanos (LA ROCCA, DI FELICE, SCHLEMMER), o construcionismo (PAPERT, LOPES, VALENTE), a Educação Patrimonial (SILVA), os projetos de aprendizagem gamificados (SCHLEMMER), a Educação OnLIFE (SCHLEMMER E MOREIRA) e estudos sobre o desenvolvimento do pensamento computacional, além de resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq. A pesquisa apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, proposto por Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco para a produção e análise de dados. Como instrumentos de pesquisa apresenta registros em fotos, gravações e transcrições de áudio e vídeo, entrevistas e diário de campo. Enquanto resultados, são apresentadas pistas que indicam o pensamento computacional sendo potencializado para além do humano, em um percurso inventivo e coengendrado entre entidades humanas e não humanas, a partir das experiências na cidade. A tese contribui para a compreensão interdisciplinar e transversal do pensamento computacional no contexto da Educação Básica, a problematização de práticas pedagógicas em contexto de conectividade e digitalidade e o desenvolvimento de espaços de aprendizagem que busquem a superação de dualismos e centralidades.;
Abstract The present doctoral research is related to the development of computational thinking in the city in a context of OnLIFE Education. In the problematization of the present time, the research question emerges: How can computational thinking be enhanced in the city? This thesis aims to understand how computational thinking can be developed, leveraged and produced with and in the city. The thesis articulates, from a theoretical-epistemological perspective, inventive cognition (KASTRUP), urban and post-urban spaces (LA ROCCA, DI FELICE, SCHLEMMER), constructionism (PAPERT, LOPES, VALENTE), Heritage Education (SILVA), gamified learning projects (SCHLEMMER), OnLIFE Education (SCHLEMMER AND MOREIRA) and studies on the development of computational thinking, in addition to research results developed by GPe-dU UNISINOS/CNPq. The research uses the Cartographic Research-Intervention Method proposed by Passos, Kastrup, Escóssia and Tedesco for the production and analysis of data. As research instruments, it presents records in photos, audio and video recordings and transcripts, interviews and a field diary. As results, clues are presented that indicate computational thinking being potentiated beyond the human, in an inventive and co-engineered path between human and non-human entities, based on experiences in the city. The thesis contributes to the interdisciplinary and transversal understanding of computational thinking in the context of K-12 Education, the problematization of pedagogical practices in the context of connectivity and digitality and the development of learning spaces that seek to overcome dualisms and centralities.;
Palavras-chave Pensamento computacional; Cidade; Cibricidade; Educação patrimonial; Educação OnLIFE; Computational thinking; City; Cibricity; Heritage education; OnLIFE education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-03-29;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11424;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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