Resumo:
A presente pesquisa de doutorado está relacionada ao desenvolvimento do pensamento computacional na cidade em um contexto de Educação OnLIFE. Na problematização do tempo presente, emerge a questão de pesquisa: Como o pensamento computacional pode ser potencializado na cidade? Esta tese tem por objetivo compreender como o pensamento computacional pode ser desenvolvido, potencializado e produzido com e na cidade. A tese articula, na perspectiva teórico epistemológica, a cognição inventiva (KASTRUP), os espaços urbanos e pós urbanos (LA ROCCA, DI FELICE, SCHLEMMER), o construcionismo (PAPERT, LOPES, VALENTE), a Educação Patrimonial (SILVA), os projetos de aprendizagem gamificados (SCHLEMMER), a Educação OnLIFE (SCHLEMMER E MOREIRA) e estudos sobre o desenvolvimento do pensamento computacional, além de resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq. A pesquisa apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, proposto por Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco para a produção e análise de dados. Como instrumentos de pesquisa apresenta registros em fotos, gravações e transcrições de áudio e vídeo, entrevistas e diário de campo. Enquanto resultados, são apresentadas pistas que indicam o pensamento computacional sendo potencializado para além do humano, em um percurso inventivo e coengendrado entre entidades humanas e não humanas, a partir das experiências na cidade. A tese contribui para a compreensão interdisciplinar e transversal do pensamento computacional no contexto da Educação Básica, a problematização de práticas pedagógicas em contexto de conectividade e digitalidade e o desenvolvimento de espaços de aprendizagem que busquem a superação de dualismos e centralidades.