Resumo:
O presente trabalho faz uma abordagem sobre a infraestrutura escolar e as diferenças culturais que existem nas escolas estaduais de Formosa-Go. Com isso, foram pesquisadas escolas regulares e integrais e comparado às suas infraestruturas e os dados das diferenças culturais com os desempenhos acadêmicos dos discentes. Dessa forma, participaram da pesquisa as seguintes escolas: Colégio Estadual Americano, Colégio Estadual Professora Maria Angélica de Oliveira, Centro de Ensino em Período Integral Professor Sérgio Fayad Generoso, Colégio Estadual Claudiano Rocha, sendo que duas destas escolas são regulares e as outrasduas integrais. Assim, foram analisadas a atuação dos discentes no Ensino Médio e a diversidade cultural que influenciam no processo de construção da identidade social. Sendo assim, será observado o conceito de identidade aplicados à educação e suas possíveis consequências. Por outro lado, será examinado que as interações culturais promovem tanto a aprendizagem, quanto o respeito em lidar coma diferenças culturais, como o fato da pessoa ser: negra, mulher ou homossexual. Por outro lado, é importante ressaltar que as escolas que possuem uma boa infraestrutura, podem obter bons resultados acadêmicos nas avaliações externas ou internas. Assim, determinadas escolas, melhoram o seu rendimento nas provas oficiais externas como a Prova Brasil e o Enem com a implementação de programas educativos que assegurem a permanência dos discentes. Dessa forma, tais programas fornecerão medidas eficazes para melhoras nas relações culturais entre os membros da educação. Nesse contexto, portanto, é importante realizar um estudo sobre os impactos das diversas identidades e da infraestrutura que esta presente nesse contexto educacional para que se obtenha bons resultados.