Resumo:
A presente dissertação objetiva conhecer e problematizar como os discursos emocionais em evidência nas mídias digitais escolares se apresentam e se relacionam com a excelência reconhecida pelo Enem. Para tanto, analisou-se o conteúdo posto em circulação nas mídias digitais das dez escolas mais bem colocadas no ranking de escolas do Enem de 2019. O primeiro movimento analítico realizado foi mobilizado pelo questionamento sobre como se enunciam tais escolas em suas mídias digitais, destacando-se então um teor emocional nas publicações, observado principalmente no Facebook e Instagram, redes sociais que apresentam maior engajamento e quantidade de seguidores. A segunda investida nos materiais possibilitou observar a instrumentalização de questões emocionais visando ao desempenho e à produtividade no âmbito da escola, permitindo assim que se pense na escola de hoje inserida nos meandros de um capitalismo emocional, em que discursos econômicos e emocionais se misturam e se moldam mutuamente. Concluiu-se, então, que os discursos emocionais em evidência nas mídias digitais de escolas consideradas de excelência, segundo os parâmetros do Enem, manifestam-se a partir de práticas individuais e externas ao indivíduo, evidenciando uma espécie de pedagogização emocional cujos fins remetem à preparação emocional de alunos, tendo em vista as demandas de desempenho escolar em avaliações e competições diversas, num cenário político e educacional neoliberal em que o Estado assume o papel de avaliador ao invés de executor.