Autor |
Weisheimer, Marina Fagundes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8706844131443281; |
Orientador |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9524885475616516; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Essa é a minha chance”: experiências escolares de estudantes de uma turma de progressão continuada na cidade de Dois Irmãos/RS; |
Resumo |
A Dissertação objetiva compreender as experiências escolares dos estudantes matriculados em uma turma de progressão continuada (8º/9º ano) na cidade de Dois Irmãos (RS). A progressão continuada é uma temática bastante estudada. Contudo, a partir de uma revisão da literatura percebeu-se uma lacuna. As principais metodologias utilizadas nas pesquisas desse âmbito ouviam apenas professores e gestores. Com isso, buscou-se escutar estudantes e compreender as suas experiências escolares. Para atingir o objetivo, foram mobilizadas duas ferramentas metodológicas. Em um primeiro momento, foi realizada uma análise documental, baseada em Cellard (2008). Para a análise foram selecionados quatro documentos norteadores da educação do município de Dois Irmãos, com o intuito de entender como esses documentos orientavam as práticas desenvolvidas dentro das turmas de progressão. Em um segundo momento, realizou-se entrevistas compreensivas fundamentadas a partir de Kaufmann (2013). Os participantes da pesquisa foram quatro estudantes, uma Pedagoga e uma professora da escola escolhida para compor o corpus analítico. Para o desenvolvimento das análises surgiram quatro categorias: a) “Essa é a minha chance”; b) “As pessoas sabem que somos diferentes”; c) “Eu sou um aluno mediano”; d) Aulas remotas: “A pandemia também contribuiu muito para que eles não conseguissem”. A partir disso, concluiu-se que as experiências dos estudantes matriculados na turma de progressão se mostraram ora baseadas em práticas excludentes, ora baseadas no individualismo e na culpabilização dos estudantes pelo seu próprio percurso escolar.; |
Abstract |
The Thesis aims to understand the school experiences of students enrolled in a class of continued progression (8th / 9th grade) in the city of Dois Irmãos (RS). Continued progression is a well-studied topic. However, from a literature review, a gap was perceived. The main methodologies used in this research area only heard teachers and managers. Thereby, it was tried to listen to students and comprehend their school experiences. To achieve the objective, two methodological tools were mobilized. At first, a document analysis was carried out, based on Cellard (2008). For the analysis, four guiding documents for the education in the city of Dois Irmãos were selected to understand how these documents guided the practices developed within the progression classes. In a second step, comprehensive interviews based on Kaufmann (2013) were carried out. The research participants were four students, an Educator and a teacher from the school chosen to compose the analytical corpus. For the analyzes development, four categories emerged: a) “This is my chance”; b) “People know we are different”; c) “I am an average student”; d) Remote classes: “The pandemic also contributed a lot to them not being able to do it”. Thereafter, it was concluded that the experiences of students enrolled in the progression class were shown to be sometimes based on excluding practices, sometimes based on individualism and in the blaming of the students for their own school path.; |
Palavras-chave |
Progressão continuada; Experiências; Exclusão; Desigualdade; Continued progression; Experiences; Exclusion; Inequality; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-03-30; |
Agência de fomento |
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9817; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |