RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Formação permanente de professores do ensino médio em uma escola da rede jesuíta de educação e os desdobramentos na prática pedagógica: uma viagem aos passos dados e caminhos futuros

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Carvalho, Albanisa Gomes de Moura;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6773374095890886;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Streck, Danilo Romeu;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Formação permanente de professores do ensino médio em uma escola da rede jesuíta de educação e os desdobramentos na prática pedagógica: uma viagem aos passos dados e caminhos futuros;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo analisar as ações e as relações que expressam os pressupostos da formação permanente na prática pedagógica docente vivenciada no Ensino Médio de uma escola confessional de Fortaleza-CE. Para tal, realizei um estudo de caso, a partir da análise de documentos da educação da Companhia de Jesus, revisão da literatura e aplicação, para a produção de dados, de um questionário e uma entrevista compreensiva. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem seis professores e professoras que atuam no Ensino Médio, uma diretora pedagógica e uma coordenadora pedagógica que atuam na escola da Rede Jesuíta de Educação na cidade de Fortaleza, lócus da pesquisa. Para alcançar o objetivo geral, tracei os seguintes objetivos específicos: examinar os pressupostos da formação permanente de professores presentes nos documentos orientadores da Rede Jesuíta de Educação e do Colégio Santo Inácio - CE; identificar os pressupostos da formação permanente de professores no Projeto Político Pedagógico − PPP − do Colégio Santo Inácio - CE; compreender a percepção dos professores do Ensino Médio, referente à modalidade de formação desenvolvida na escola investigada e analisar os desdobramentos que tal formação tem na prática pedagógica dos docentes. As razões que levaram a esses objetivos específicos são: formação percebida como atualização, perda do saber docente e formação para a prática. Para a construção dos pressupostos teóricos que dão sustentação a este estudo, contei com as contribuições de autores que discutem a formação permanente, entre eles: Imbernón; Freire; Rosa; Arnhold; Lima; Nóvoa; Poglia, entre outros. Os resultados apresentam uma caracterização de formação com pressupostos de atualização e de racionalidade técnica para atender a uma demanda de mudanças e inovações numa perspectiva performática docente.;
metadataTrad.dc.description.abstract This qualitative research aims to analyze the actions and relationships that express the assumptions of ongoing training in teaching pedagogical practice experienced in high school at a confessional school in Fortaleza-CE. Aiming this, I conducted a case study, based on the analysis of education documents from the Companhia de Jesus, literature review and application, for the production of data, a questionnaire and a comprehensive interview. The interlocutors and the context of the study involve five male and female teachers who work in high school, a pedagogical director and a pedagogical coordinator who work in the Jesuit Education Network school in the city of Fortaleza, the locus of the research. Thus, in order to achieve the general objective, I outlined the following specific objectives: to examine the assumptions of permanent teacher training present in the guiding documents of the Jesuit Education Network and Santo Inácio School - CE; to identify the assumptions of the permanent formation of teachers in the Political Pedagogical Project - PPP - of Santo Inácio School - CE; understand the perception of high school teachers regarding the type of training developed in the investigated school and analyze the consequences that such training has in the pedagogical practice of teachers. Those Objectives led me to find the categories: training perceived as updating, loss of teaching knowledge and training for practice. For the construction of the theoretical assumptions that support this study, I counted on the contributions of authors who discuss permanent formation, among them: Imbernón; Freire; Rosa; Arnhold; Lima; Nóvoa; Poglia, among others. The results present a characterization of training with assumptions of updating and technical rationality to comply with a demand for changes and innovations in a teaching performance perspective.;
metadataTrad.dc.subject Formação de professores do ensino médio; Formação de professores na Rede Jesuíta de Educação; Formação permanente de professores; Formação humanista; Formation of high school teachers; Teacher training in the Jesuit Education Network; Lasting teacher training; Humanist formation;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-03-31;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9811;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics