Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo compreender as relações de aproximações e/ou distanciamentos entre os referenciais de formação integral de uma Escola Jesuíta, definidos nos documentos institucionais e a sua efetivação nos processos pedagógicos do espaço escolar. O problema que mobilizou o processo de investigação foi: quais aproximações e distanciamentos entre a prescrição dos documentos oficiais da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e do Colégio Santo Inácio - Fortaleza-CE no que se refere à formação integral de estudantes e a efetivação na prática pedagógica do ensino médio no referido Colégio? Diante de um aprofundamento teórico sobre o conceito de formação integral, caracterizando-o mediante os documentos prescritivos da RJE, mais especificamente do Colégio Santo Inácio, Fortaleza-CE, identificou-se as aproximações e/ou distanciamentos entre o prescritivo e a prática pedagógica, no que se refere à formação integral do aluno de ensino médio, do referido colégio. Em termos teóricos junto com Freire (2000, 2018), Posada (2006) e Teixeira (1999) foram eleitos a partir da revisão de literatura, autores para a fundamentação teórica que trabalham com formação integral, educação integral, prática docente e educação jesuíta. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo de caso e no que toca ao contato com o campo empírico, foi utilizada para a produção de dados a análise documental, o questionário e a entrevista. Nesse sentido, o estudo aponta que entre o prescrito e a prática pedagógica no Colégio Santo Inácio, a formação integral passa pela dimensão moral que se estabelece pela subjetividade dos aspectos espirituais e éticos que são desenvolvidos por práticas docentes e ensinam ao(a) aluno(a) valores a partir da escola e da família. Particularmente, com respeito à formação espiritual, a pesquisa apontou os aspectos institucionais, curriculares, pessoais e profissionais e de fundamentos didático-pedagógicos que a escola trabalha com os(as) alunos(as). A dimensão intelectual perpassa pela objetividade das práticas docentes que preparam os estudantes para a sua vida profissional e social englobando aspectos cognitivos da formação inicial e continuada dos(as) professores(as) e curriculares dos(as) alunos(as), sociais de desenvolvimento e consciência social do(a) aluno(a), estéticos de valorização das artes, contemplação e apreciação da beleza cultural e afetivos das relações escola-professor-alunos(as)- família. Por fim, a dimensão prática desdobra-se nos aspectos corporais, sociopolíticos e comunicativos em uma perspectiva de cuidado consigo, com o outro e com o mundo. A partir dos dados colhidos na pesquisa, as aproximações se deram diante do prescritivo dos documentos da RJE e suas relações com o Projeto PolíticoPedagógico (PPP) do Colégio Santo Inácio e os distanciamentos apontam para a necessidade de uma formação docente na perspectiva do desenvolvimento das dimensões integrais e a efetivação do que está proposto no PPP com relação à prática docente da escola investigada.