Resumo:
A preocupação com o desenvolvimento humano é pauta atual em diversos campos de estudos e pesquisas. No campo educacional, esse aspecto foi se constituindo como central notadamente na Educação Básica, na qual o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes tornou-se sua grande finalidade. Na contemporaneidade, esse aspecto recebe cada vez mais atenção, especialmente na etapa da Educação Infantil, onde se consolida o entendimento de que os investimentos educacionais, nesta fase da vida, são fundamentais para o desenvolvimento humano. Desenvolver plenamente (ou integralmente) as crianças por meio da educação escolar tem sido o objetivo primeiro das escolas de Educação Infantil. Vale pontuar, portanto, que esta pesquisa, ao focar nessa etapa de educação, entende que esse campo tem se constituído em um espaço de muitos embates que se inserem na área dos Estudos Curriculares e da infância. Este trabalho se propôs a realizar uma análise do documento da Política Curricular atual (BNCC – EI, versão de 2017), observando as regularidades sobre o sentido que é atribuído ao desenvolvimento humano e que podem dar vazão à construção de propostas curriculares atualmente. Nesse percurso, foram formuladas, de forma mais específica, duas categorias que constituíram a análise documental: (a) o desenvolvimento humano como direito educacional; e (b) o desenvolvimento humano como objetivo curricular. Cumpre dizer que, mesmo se autodeclarando relevante e manifestando seu compromisso com equidade, contemplado plenamente no documento, observou-se que a BNCC acabou por não abordar, de forma direta, questões relacionadas às especificidades que atravessam as vivências de cada criança. Assim, constatou-se que o desenvolvimento humano, mesmo entendido como direito educativo e objetivo curricular, ainda está aprisionado em uma perspectiva organicista e linear, bastante comum em modelos tradicionais de educação. Essa constatação sugere que a elaboração de currículos para a Educação Infantil pode estar direcionada para apenas um tipo de criança: aquelas que puderam se desenvolver como o esperado. Para concluir, faz-se a seguinte pergunta: o pleno desenvolvimento é para todos? Utilizouse como ferramenta analítica, nessa discussão, o conceito de democracia – inspirado nos escritos de John Dewey –, a fim de trazer discussões pertinentes ao tema que poderão auxiliar na construção de currículos mais democráticos no processo de escolarização da infância brasileira.