RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A moçambicidade audiovisual: entre os vestígios do Kuxa-Kanema e os construtos televisivos das emissoras TVM, Miramar e STV de Moçambique

Mostrar registro simples

Autor Muchisse, Fulgêncio Francisco;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8747772894858257;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A moçambicidade audiovisual: entre os vestígios do Kuxa-Kanema e os construtos televisivos das emissoras TVM, Miramar e STV de Moçambique;
Resumo A presente tese trata de como ocorreu a construção da Moçambicidade Audiovisual a partir das atividades desenvolvidas pelo cinejornal Kuxa-Kanema e, posteriormente, por meio dos canais de televisão do país, destacando-se a TVM, STV e TV Miramar, no período de 1976 ao primeiro semestre de 2020. A comunicação audiovisual/tecnocultural é vista como importante na construção e promoção de dinâmicas que visam a emponderar a sociedade em busca de uma identidade própria, neste caso a Moçambicidade Audiovisual. Diante disso, governo moçambicano liderado pelo partido FRELIMO, vendo a importância da mídia audiovisual, criou primeiro o cinejornal Kuxa-Kanema e, a seguir, a TVM. Anos depois, com a implementação da democracia no país, foi promulgada a Lei Nº 18/91 – Lei de Imprensa, que permitia liberdade de comunicação e a criação de meios de comunicação privados, a exemplo da TV Miramar e da STV. Destacamos os dois canais porque a par da TVM são os que têm maior cobertura nacional. Sendo a construção da Moçambicidade Audiovisual um processo identitário do “Homem Novo”, uma necessidade da nova nação independente, ancorou-se nas mídias tecnoculturais acima mencionados, a partir de um processo de transição do desenvolvimento dos diversos meios e, com foco nos audiovisuais, a fim de buscar imagens de memórias e lembranças do Kuxa-Kanema, perpassando pelos gêneros e programas televisivos dos três canais, que também contribuíram para essa construção. O uso da mídia tecnocultural televisa suscitou respostas às seguintes questões: Como a Moçambicidade Audiovisual se constrói a partir dos canais de televisão TVM, STV e Miramar? Como a memória audiovisual da Moçambicidade Audiovisual é atualizada pela televisão moçambicana? Buscar respostas para essas questões foi o principal objetivo desta tese, tomando as teorias inerentes à Tecnocultura, Televisão/Televisualidades, Imagem, Imaginário e Memória. O universo da pesquisa constituiu-se de análises dos gêneros/programas e das respectivas grades de programação dos canais TVM, STV e TV Miramar e, da observação das imagens como memória/lembrança do Kuxa-Kanema. Tais elementos foram usados como estratégias construtoras e mobilizadoras à Moçambicidade Audiovisual. Para responder às questões e atingir os objetivos da pesquisa, que se enquadra na área das Ciências da Comunicação, recorreu-se ao uso aglutinado de metodologias sendo elas, o método arqueológico da mídia, método da intuição, a cartografia, o rastro e, o método das molduras/dessecações bem como o das constelações. Alguns resultados desta pesquisa revelam que os canais de televisão não são tão abrangentes na construção da Moçambicidade Audiovisual e, são de certa forma, influenciados pelo sistema político.;
Abstract The present thesis deals with how the construction of Audiovisual Mozambicity occurred from the activities developed by the film journal Kuxa-Kanema and, later, through the television channels of the country, highlighting TVM, STV and TV Miramar, in the period from 1976 to the first semester of 2020. The audiovisual/technocultural communication is seen as important in the construction and promotion of dynamics that aim to empower society in quest of its own identity, in this case Audiovisual Mozambicity. In face of this, the Mozambican government led by the FRELIMO party, seeing the importance of audiovisual media, created first the film journal Kuxa-Kanema and then TVM. Years later, with the implementation of democracy in the country, Law No. 18/91 - Press Law - was approved, which allowed freedom of communication and the creation of private media, the example of TV Miramar and STV. We highlight the two channels because along with TVM they have the largest national coverage. Being the construction of Audiovisual Mozambicity an identity process of the "New Man", a necessity of the new independent nation, it was anchored in the technocultural media mentioned above, from a transition process of the development of various media and, with focus on audiovisual media, in order to seek images of memories and remembrances of Kuxa-Kanema, going through the genres and television programs of the three channels, which also contributed to this construction. The use of technocultural television media brought up answers to the following questions: How is Audiovisual Mozambicity constructed from TVM, STV and Miramar television channels? How is the audiovisual memory of Audiovisual Mozambicity updated by Mozambican television? Seeking answers to these questions was the main objective of this thesis, taking the inherent theories of Technoculture, Television/Televisualities, Image, Imaginary and Memory. The universe of the research consisted of analyses of genres/programmes and the respective programming schedules of the channels TVM, STV and TV Miramar and the observation of images as memory/remembrance of the Kuxa-Kanema. These elements were used as strategies to construct and mobilise Audiovisual Mozambicity. To answer the questions and achieve the objectives of the research, which falls within the area of Communication Sciences, we resorted to the agglutinated use of methodologies, which are the archaeological method of the media, the method of intuition, cartography, the trail and the method of frames/desiccations and constellations. Some results of this research reveal that television channels are not so comprehensive in the construction of Audiovisual Mozambicity and are, in a way, influenced by the political system.;
Palavras-chave Moçambicidade audiovisual; Televisão; Memória; Kuxa-Kanema; Moçambique; Audiovisual mozambicity; Television; Memory; Mozambique;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-03-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9769;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística