Resumo:
Os desafios da atualidade tornam cada vez mais necessário refletir sobre como a Educação Ambiental (EA) pode contribuir para práticas conscientes de preservação e uso racional dos recursos naturais, tão imprescindíveis para a manutenção dos ecossistemas. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral compreender o desenvolvimento das práticas pedagógicas transversais com a Educação Ambiental no Centro de Ensino Gardner (CEG), em Canto do Buriti - Piauí. O referencial teórico teve como base a visão da pedagogia crítica de Paulo Freire, especificamente quanto às questões educacionais direcionadas para a EA; bem como contribuições de autores que defendem a adoção de uma Educação Ambiental crítica e participativa, como Giron e Ferraro, Medina e Santos, Dias, Cascino, Reigota, Barcelos e Figueiredo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três docentes e quatro discentes da turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Os documentos selecionados para análise foram o Projeto Político-Pedagógico do CEG (PPP) e os planos de aula dos três professores participantes. Os resultados obtidos por meio da análise do PPP evidenciam que apenas um breve excerto do documento, no subtópico Saúde do Meio Ambiente, remete sucintamente à EA. Quanto aos resultados da análise das entrevistas com os docentes, observou-se que os participantes demonstram conhecer a necessidade e a importância, na prática pedagógica, das questões ambientais, além de demonstrarem conhecimento sobre os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade. Contudo, embora afirmem que realizam aulas sobre o tema, foi possível perceber que as práticas em torno da EA ocorrem de forma pontual. Ao encontro disso, na análise de suas práticas pedagógicas, ficou claro que o envolvimento dos docentes com a EA se dá apenas de maneira ocasional, havendo lacunas na inserção da temática ambiental como tema transversal às diferentes áreas do conhecimento. Por sua vez, nas falas dos educandos, percebeu-se que eles já internalizaram a importância das questões ligadas à preservação do meio ambiente e às graves consequências que a poluição provocada pelo homem vem causando ao planeta e, consequentemente, ao próprio ser humano. No entanto, seus relatos reforçam que as aulas sobre EA ministradas pelos docentes se atrelam ao período das datas comemorativas ligadas ao meio ambiente. Diante disso, o estudo salienta que a inserção da Educação Ambiental na prática pedagógica é, sem dúvida, um desafio concebê-la de forma transversal nas escolas.