Resumo:
Esta pesquisa investiga o potencial das Teorias de Appraisals para a análise das experiências emocionais dos usuários em projetos de sistema produto-serviço. A teoria foi introduzida no Design para compreender as emoções despertadas na interação usuário-produto. Entretanto, a área ainda carece de pesquisas que considerem a emoção na atividade projetual que extrapole a materialidade. Nessa direção, o objetivo geral desta investigação é desenvolver um framework de appraisals que contribua para a análise da experiência emocional do usuário em projetos de sistema produto-serviço. Assim, inicialmente esta investigação revisou as principais Teorias de Appraisals da Psicologia e do modelo utilizado no Design, e desenvolveu um novo framework de appraisals de base teórica para análise da experiência emocional em sistemas produto-serviços, para posterior aplicação na fase empírica. Esta é uma pesquisa exploratória de base projetual, inspirada na pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que tomou como base o sistema produto-serviço TEDxUnisinos. Esse sistema envolve produtos, serviços, comunicação e uma rede de atores comprometidos com a geração de experiências emocionais positivas para o público. Os dados foram coletados para que o novo framework pudesse ser desenvolvido e analisado. A amostra foi composta por 10 pessoas, envolvidas em todas as etapas da coleta de dados, sendo elas integrantes da audiência, palestrantes e voluntários da referida conferência. Eles participaram de dois workshops online, um para identificação dos appraisals de edições anteriores do evento, e o outro para gerar ideias, a partir de suas avaliações, para duas novas edições do TEDxUnisinosSalon. O conteúdo foi analisado por meio de Análise Temática. Com base nos resultados dos workshops, foram desenvolvidas duas edições do TEDxUnisinosSalon (conferência de formato condensado) pela pesquisadora. Os mesmos participantes avaliaram o impacto emocional dessas edições sobre eles. Como resultado, esta pesquisa apresenta um framework de appraisals para análise da experiência emocional dos usuários, em projetos de sistemas produto-serviço.