metadataTrad.dc.contributor.author |
Gonçalves, Gabriela; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/1663467405122261; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Tonetto, Leandro Miletto; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/6936566634445566; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola da Indústria Criativa; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Design emocional de sistemas produto-serviço: framework para análise da experiência do usuário baseado nas Teorias de Appraisals; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Esta pesquisa investiga o potencial das Teorias de Appraisals para a análise das experiências emocionais dos usuários em projetos de sistema produto-serviço. A teoria foi introduzida no Design para compreender as emoções despertadas na interação usuário-produto. Entretanto, a área ainda carece de pesquisas que considerem a emoção na atividade projetual que extrapole a materialidade. Nessa direção, o objetivo geral desta investigação é desenvolver um framework de appraisals que contribua para a análise da experiência emocional do usuário em projetos de sistema produto-serviço. Assim, inicialmente esta investigação revisou as principais Teorias de Appraisals da Psicologia e do modelo utilizado no Design, e desenvolveu um novo framework de appraisals de base teórica para análise da experiência emocional em sistemas produto-serviços, para posterior aplicação na fase empírica. Esta é uma pesquisa exploratória de base projetual, inspirada na pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que tomou como base o sistema produto-serviço TEDxUnisinos. Esse sistema envolve produtos, serviços, comunicação e uma rede de atores comprometidos com a geração de experiências emocionais positivas para o público. Os dados foram coletados para que o novo framework pudesse ser desenvolvido e analisado. A amostra foi composta por 10 pessoas, envolvidas em todas as etapas da coleta de dados, sendo elas integrantes da audiência, palestrantes e voluntários da referida conferência. Eles participaram de dois workshops online, um para identificação dos appraisals de edições anteriores do evento, e o outro para gerar ideias, a partir de suas avaliações, para duas novas edições do TEDxUnisinosSalon. O conteúdo foi analisado por meio de Análise Temática. Com base nos resultados dos workshops, foram desenvolvidas duas edições do TEDxUnisinosSalon (conferência de formato condensado) pela pesquisadora. Os mesmos participantes avaliaram o impacto emocional dessas edições sobre eles. Como resultado, esta pesquisa apresenta um framework de appraisals para análise da experiência emocional dos usuários, em projetos de sistemas produto-serviço.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
This research investigates the potential of Appraisals Theories for the analysis of users’ emotional experiences in product-service system projects. The theory was introduced in Design to understand the emotions aroused in the user-product interaction. However, the area still lacks research that considers emotion in project activity that extrapolates materiality. In this sense, the general objective of this investigation is to develop an appraisal framework that contributes to the analysis of the user’s emotional experience in product-service system projects. Thus, initially this investigation reviewed the main Appraisal Theories in Psychology and the model used in Design, and developed a new framework of theoretical based appraisals for analyzing user emotional experience in product-service systems, for later application in the empirical phase. This is an exploratory research based on design, inspired by action research, with a qualitative approach, based on the product-service system TEDxUnisinos. This system involves products, services, communication and a network of actors committed to generating positive emotional experiences for the public. The data was collected so that the new framework could be developed and analyzed. The sample consisted of 10 people, involved in all stages of data collection, including members of the audience, speakers and volunteers from that conference. They participated in two online workshops, one to identify appraisals from previous editions of the event, and the other to generate ideas, based on their evaluations, for two new editions of TEDxUnisinosSalon. The activities were recorded on video and later transcribed literally. The content was analyzed through Theme Analysis. Based on the workshop results, two editions of TEDxUnisinosSalon (condensed format conference) were developed by the researcher. The same participants assessed the emotional impact of these events on themselves. As a result, this research presents an appraisal framework for analyzing the emotional experience of users, in product-service systems projects.; |
metadataTrad.dc.subject |
Design e emoção; Design emocional; Teoria de Appraisal; Sistema produto-serviço; Framework; Design and emotion; Emotional design; Appraisal theory; Product-service system; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2021-03-29; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9756; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Design; |