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Escolas militarizadas no Maranhão: um estudo sobre a parceria entre corporações militares e redes públicas de ensino

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metadataTrad.dc.contributor.author Sena, Hélio Cleidilson de Oliveira;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8981993486698149;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klaus, Viviane;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Escolas militarizadas no Maranhão: um estudo sobre a parceria entre corporações militares e redes públicas de ensino;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação, intitulada Escolas Militarizadas no Maranhão: um Estudo sobre a Parceria entre Corporações Militares e Redes Públicas de Ensino, teve o seguinte problema de pesquisa: o que tem mobilizado as Redes de Ensino Público do Maranhão a firmarem parcerias com o Corpo de Bombeiros Militar e com a Polícia Militar, possibilitando que eles assumam a gestão administrativa de algumas de suas escolas? Que efeitos são produzidos por tais parcerias na gestão administrativa e pedagógica destas escolas militarizadas? Os objetivos da pesquisa foram: mapear e estudar os motivos que levam as Redes Públicas de Ensino a transformarem algumas de suas instituições em escolas militarizadas (Militar/Rede Municipal ou Estadual); compreender como se gestam e ampliam os acordos de cooperação entre a Secretaria de Segurança Pública e as Redes Municipais e Estadual de educação do Maranhão; e compreender os efeitos dessas parcerias nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das Redes estudadas. A metodologia utilizada incluiu a análise documental e a entrevista compreensiva. O material empírico foi composto por documentos oficiais das escolas militarizadas (leis de criação, termos de cooperação, PPPs, normas e regimentos internos) e pela transcrição de sete entrevistas com as Secretarias de Educação e duas entrevistas com as Diretorias de Ensino do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O trabalho apresenta: um levantamento atinente a número, tipologia e localização dos colégios militares e das escolas militarizadas no Brasil; a historicidade dos colégios militares do país; uma discussão sobre neoliberalismo na interface com o neoconservadorismo e a reforma educacional no Brasil, incluindo o processo de militarização das escolas; e a análise do material empírico. Tal análise foi realizada a partir de quatro categorias analíticas: sobre as parcerias celebradas entre a rede pública de ensino e as corporações militares no Maranhão; sobre a estrutura e o funcionamento das escolas militarizadas no Maranhão; sobre a disciplina e o “lugar” do pedagógico nas escolas militarizadas no Maranhão; e sobre a “melhoria” dos indicadores educacionais nas escolas militarizadas do Maranhão e a performatividade. Entre os principais achados da pesquisa, destacam-se: o que mobiliza as Redes a transformarem escolas públicas em escolas militarizadas é a possibilidade de “resolverem” o problema da violência e da indisciplina nas escolas situadas em regiões de vulnerabilidade, o que empalidece uma discussão mais aprofundada sobre desigualdades sociais na Contemporaneidade; a gestão militarizada dá o tom das funções da escola, bem como dos contornos “pedagógicos” que são baseados em disciplina, hierarquia, organização e performatividade, de modo que o pedagógico é reinscrito nesta lógica; as escolas militarizadas ganham credibilidade pelo resgate dos valores do passado, com uma disciplina rígida e alguns valores morais; geram exclusão de alunos na forma de ingresso, na cobrança de taxas e na transferência de alunos que não se adequam a normas; possuem professores que se adequam à filosofia da escola; ganham credibilidade pela sua performatividade evidenciada nos resultados alcançados nos exames externos.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation, entitled Militarized Schools in Maranhão: a Study on the Partnership Between Military Corporations and the Public School System Networks, was guided by the following research problem: what is the motivation that underlies the interest by Maranhão‟s Public School System in establishing partnerships with the Military Fire Corp, as well as the Military Police, enabling these forces to take on the administrative and pedagogical management in this militarized schools? Which effects are produced by such partnerships in the administrative and pedagogical management of these militarized schools? The objectives of the research were: to map and to study the reasons that lead the Public School System Networks to turn themselves into militarized (Military/Local or State School) systems; to understand how the cooperation agreements between the Public Security Secretary and Municipal/State education networks of Maranhão are conceived and amplified; finally, to understand the effects of such partnerships on the Political-Pedagogical Projects (PPPs) within the studied networks. The methodology adopted includes the documental analysis and the comprehensive interview. The empirical material was constituted of official documents from the militarized schools (rules of implementation, terms of cooperation, PPPs, rules and internal regiments); and by the transcription of seven interviews with the secretaries of education, and two interviews with the Boards of Teaching of both the Fire Corp and the Military Police. The study presents: a survey related to number, typology, and localization of the military schools in Brazil; a discussion about neoliberalism on the interface with neoconservatism and the Brazilian educational reform, including the process of school militarization; and the analysis of the empirical material. This analysis was conducted through four analytical categories: the celebrated partnerships between the public-school network and the military corporations in Maranhão; the structure and functioning of militarized schools in Maranhão; the discipline and the “place” of the pedagogical aspects in militarized schools in Maranhão; and, finally, the “improvement” of the educational indicators in the militarized schools in Maranhão and their performativity. Among the main findings of this research, it is possible to highlight the following: what mobilizes the Networks to turn public schools into militarized ones is the possibility of “solving” the violence and the indiscipline problems in schools located in vulnerable regions, which does not favor a more profound discussion about social inequity in Contemporaneity; militarized management sets the tone in the school functions, as well as the pedagogical “contours”, which are based on discipline, hierarchy, organization and performativity, in a way that the pedagogical aspect is re-inscribed in this logic; militarized schools gain credibility by reviving values from the past, with a rigid discipline and some moral values; they generate the exclusion of students by eligibility, by charging fees and through transferring students that do not adapt to the norms; these militarized schools have teachers that adapt to the philosophy of the school; they gain credibility by their performativity made evident in the obtained results on the external examinations.;
metadataTrad.dc.subject Colégios militares; Escolas militarizadas; Racionalidade neoliberal; Neoconservadorismo; Parcerias educacionais; Military academies; Militarized schools; Neoliberal rationale; Neoconservatism; Educational partnerships;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-03-17;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9733;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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