Autor |
Nerva, Flávio da Cunha; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6186185004734180; |
Orientador |
Scaletsky, Celso Carnos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6525779922201302; |
Co-orientador |
Tonetto, Leandro Miletto; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/6936566634445566; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Desenvolvimento de um método de design para projetação de uma tecnologia exploratória de natureza metafórica; |
Resumo |
Este estudo teve como objetivo desenvolver um método de design para mudança de comportamento através da cognição baseado na criação de artefatos exploratórios de natureza metafórica na área do Persuasive Design. A tecnologia exploratória destina-se a ajudar os usuários a explorar e compreender informações sobre si mesmos. Parte-se do pressuposto de que essa tecnologia facilita o processo reflexivo a partir da construção de metáforas pelo próprio sujeito, com o intuito de identificar comportamentos provenientes de processos cognitivos não visíveis, peculiares no estágio motivacional de pré-contemplação do modelo Transteórico. A partir da revisão da literatura e do aprofundamento no entendimento do contexto de mudança de comportamento, buscou-se levantar “elementos" de referência para o processo de mudança no contexto do Design Persuasivo. A revisão demonstrou que existe uma lacuna e uma necessidade de melhor investigar o conceito de Tecnologias Exploratórias, conforme indicado por Dey (2013). A revisão também aponta uma carência de métodos específicos para o desenvolvimento destas tecnologias. O método utilizado foi o da pesquisa-ação através do design, que pressupôs duas etapas. A primeira, através das interações entre Designers (projetistas, técnicos e pessoas ligadas ao contexto da temática) – em workshops para geração de diretrizes projetuais para o desenvolvimento de um artefato. A segunda, por observação participante com intuito de avaliar a interação dos sujeitos voluntários com os artefatos. As diretrizes foram aplicadas, prototipadas e analisadas em três ciclos de projetação, por meio de um Conselho de pesquisa composto por Psicólogo, Design e pelo próprio pesquisador com formação em Design Estratégico. Como resultado foram indicadas onze tecnologias exploratórias, propostas dezenove diretrizes projetuais e criado um Método que apoia os designers no Desenvolvimento de Tecnologias Exploratórias baseado em Metáforas – denominado MDTExM – para mudança de comportamento com foco no bem-estar subjetivo do sujeito. Importante ressaltar, que o principal legado da pesquisa extrapola o próprio método criado. O processo de sua construção poderá servir a outras investigações que buscam desenvolver métodos de design.; |
Abstract |
This study aimed to develop a design method for behavior change through cognition based on the creation of exploratory artifacts of a metaphorical nature in the area of Persuasive Design. Exploratory technology is designed to help users explore and understand information about themselves. It starts from the assumption that this technology facilitates the reflective process from the construction of metaphors by the subject himself, in order to identify behaviors arising from non-visible cognitive processes, peculiar in the motivational stage of pre-contemplation of the Transteoric model. From the literature review and the deepening of the understanding of the context of behavior change, we sought to raise "elements" of reference for the process of change in the context of Persuasive Design. The review demonstrated that there is a gap and a need for better investigate the concept of Exploratory Technologies, as indicated by Dey (2013). The review also points to a lack of specific methods for the development of these technologies. The method used was that of action research through design, which presupposed two stages. The first, through interactions between designers (designers and technicians) and people linked to the context of the theme - in workshops to generate design guidelines for the development of an artifact. The second, through participant observation in order to evaluate the interaction of volunteer subjects with the artifacts. The guidelines were applied, prototyped and validated in three design cycles, by means of a research council composed by Psychologist, Design and by the researcher with training in Strategic Design. As a result, eleven exploratory technologies were indicated, nineteen design guidelines were proposed and a Method was created that supports designers in the Development of Exploratory Technologies based on Metaphors - called MDTExM - for behavior change focusing on the subject's subjective well-being. It is important to note that the main legacy of the research goes beyond the method created. The construction process may serve other investigations that seek to develop design method.; |
Palavras-chave |
Persuasão; Tecnologia exploratória; Metáforas; DfBC – Design para mudança de comportamento; DfCTC – Design para mudança pela cognição; Modelo transteórico; MDTExM - desenvolvimento de tecnologias exploratórias baseado em metáforas.; Exploratory technology; Metaphors; DfBC - design for behavior change; DfBCTC - design for change through cognition; Transtheoric model; MDExTM - method for the development of exploratory technologies based on metaphors; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2020-11-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9475; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |