Resumo:
Este estudo teve como objetivo desenvolver um método de design para mudança de comportamento através da cognição baseado na criação de artefatos exploratórios de natureza metafórica na área do Persuasive Design. A tecnologia exploratória destina-se a ajudar os usuários a explorar e compreender informações sobre si mesmos. Parte-se do pressuposto de que essa tecnologia facilita o processo reflexivo a partir da construção de metáforas pelo próprio sujeito, com o intuito de identificar comportamentos provenientes de processos cognitivos não visíveis, peculiares no estágio motivacional de pré-contemplação do modelo Transteórico. A partir da revisão da literatura e do aprofundamento no entendimento do contexto de mudança de comportamento, buscou-se levantar “elementos" de referência para o processo de mudança no contexto do Design Persuasivo. A revisão demonstrou que existe uma lacuna e uma necessidade de melhor investigar o conceito de Tecnologias Exploratórias, conforme indicado por Dey (2013). A revisão também aponta uma carência de métodos específicos para o desenvolvimento destas tecnologias. O método utilizado foi o da pesquisa-ação através do design, que pressupôs duas etapas. A primeira, através das interações entre Designers (projetistas, técnicos e pessoas ligadas ao contexto da temática) – em workshops para geração de diretrizes projetuais para o desenvolvimento de um artefato. A segunda, por observação participante com intuito de avaliar a interação dos sujeitos voluntários com os artefatos. As diretrizes foram aplicadas, prototipadas e analisadas em três ciclos de projetação, por meio de um Conselho de pesquisa composto por Psicólogo, Design e pelo próprio pesquisador com formação em Design Estratégico. Como resultado foram indicadas onze tecnologias exploratórias, propostas dezenove diretrizes projetuais e criado um Método que apoia os designers no Desenvolvimento de Tecnologias Exploratórias baseado em Metáforas – denominado MDTExM – para mudança de comportamento com foco no bem-estar subjetivo do sujeito. Importante ressaltar, que o principal legado da pesquisa extrapola o próprio método criado. O processo de sua construção poderá servir a outras investigações que buscam desenvolver métodos de design.