Autor |
Fernandes, Luciane; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0310992529961044; |
Orientador |
Coutinho, Josefina Maria Fonseca; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2666628808984953; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A comunicação entre líderes e liderados e sua relação com o comprometimento organizacional; |
Resumo |
A presente dissertação tem como objetivo analisar como se dá o processo de comunicação entre líderes formais e seus liderados e sua relação com o comprometimento organizacional dos servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre, identificar os processos de comunicação existentes, descrever as redes, os fluxos e as barreiras na gestão da comunicação, avaliar a percepção dos líderes formais e liderados e oferecer sugestões de ações com o fito de otimizar a comunicação no que diz respeito ao comprometimento organizacional. Após apresentar as bases teóricas, a metodologia adota o estudo de caso, cujos sujeitos da pesquisa foram os líderes formais e seus liderados. Ao analisar os dados obtidos é possível identificar que os líderes consideram a comunicação muito importante para o desempenho das funções no ambiente institucional, porém não estão plenamente atendidos no plano de ação da gestão. Identificou-se que a maioria dos liderados percebem algumas barreiras na comunicação entre as lideranças. O comprometimento organizacional predominante está na dimensão afetiva e instrumental, o que propicia um engajamento e comprometimento com ações e projetos institucionais. Conclui-se que os líderes e liderados verificam a importância da comunicação no ambiente institucional e estão dispostos a contribuir com a construção de um ambiente cada vez mais propício ao conhecimento.; |
Abstract |
The present thesis aims to analyze how the communication process takes place between formal leaders and their followers and their relationship with the organizational commitment of the employees of the Federal Institute of Science and Technology Education of Rio Grande do Sul – Porto Alegre campus (Brazil), identify the processes communication networks, describe the networks, flows and barriers in the management of communication, assess the perception of formal and led leaders and offer suggestions for actions with a view to optimizing communication with regard to organizational commitment. After presenting the theoretical foundation, the methodology adopts the case study, whose research subjects were the formal leaders and their followers. When analyzing the data obtained, it is possible to identify that leaders consider communication to be very important for the performance of functions in the institutional environment, but they are not fully met in the management action plan. It was identified that most of the followers perceive some barriers in communication between the leaders. The predominant organizational commitment is in the affective and instrumental dimension, which promotes engagement and commitment to institutional actions and projects. It is concluded that leaders and subordinates verify the importance of communication in the institutional environment and are willing to contribute to the construction of an environment more and more conducive to knowledge.; |
Palavras-chave |
Gestão; Comunicação; Comprometimento; Educação; Management; Communication; Commitment; Education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-04-16; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9460; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |