RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Educação e neoliberalismo: o dilema da escola privada frente ao processo de mercantilização do ensino

Mostrar registro simples

Autor Giachini, Joice Marizete;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4584932970993578;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação e neoliberalismo: o dilema da escola privada frente ao processo de mercantilização do ensino;
Resumo O objetivo desse estudo foi o de analisar os problemas que têm se somado ao processo de gestão das escolas privadas católicas em decorrência das ideologias neoliberais que promovem a mercantilização do ensino. A metodologia adotada foi a de cunho qualitativo e a coleta de dados subsidiada por meio da redação de um diário de campo; construção de uma Matriz SWOT; pesquisa bibliográfica; e um questionário dirigido a um grupo de Pais e/ou Responsáveis Legais dos alunos da escola que serviu como lócus de pesquisa. As principais conclusões a que se chegou com a pesquisa foi a de que a Escola Católica necessita aprimorar a forma com a qual comunica sua identidade institucional. Se adequar a estratégias de cunho comercial é uma ação necessária para sua subsistência financeira, contudo, seu perfil carismático e a relevância do seu Projeto Pedagógico estão sendo ofuscadas por tais práticas. Medidas interventivas para que a “balança” entre financeiro e identidade carismática seja equacionada e equilibrada são altamente necessárias.;
Abstract The aim of this study was about to analyze problems which has added to the process of management of private Catholic Schools as a result of neoliberal ideologies that promote commodification of teaching. The adopted methodology was qualitative imprint and data gathering subsidized by means of essay of a diary of field; construction of a SWOT matrix; bibliographic research; and a questionaire headed to group of parentes and/or students legal responsable of school which served as locus of research. The main conclusion reached with the research was that Catholic School needs to improve the way with which communicates its institutional identity. Being adapted to comercial imprint strategies is a necessary action to its financial survival, however, its charismatic profile and the importance of its pedagogical Project have been overshadowed by such pratices. Interventional measures so that the “balance” between financial and charismatic identity be equated and balanced are highly necessary.;
Palavras-chave Neoliberalismo; Educação confessional católica; Gestão educacional; Educação básica; Catholic confessional education; Educational management; Basic education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-01-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9459;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística