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Ehjcreere’Catiji: ritual de iniciação à vida adulta dos Krikati: mudanças e (re)significações (séculos XIX e XX)

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Autor Dias, Aparecida de Lara Lopes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1400187959328096;
Orientador Martins, Maria Cristina Bohn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5651326902924392;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Ehjcreere’Catiji: ritual de iniciação à vida adulta dos Krikati: mudanças e (re)significações (séculos XIX e XX);
Resumo Este estudo tem como objetivo principal analisar o ritual de iniciação à vida adulta dos Krikati denominado de Ẽhjcreere', no que se refere à mudança e à continuidade deste no movimento do tempo, bem como sua importância para a organização social do referido povo. O ritual é uma das cerimônias utilizadas na passagem da vida infantil para vida adulta, envolvendo colocar reclusos adolescentes com a idade entre doze a catorze anos, numa estrutura que identificam como “casinha”. O período de confinamento é próximo aos três meses, que coincide, no tempo atual, com as férias escolares, tendo como objetivo aparente a mudança corporal com aquisição de peso. A pesquisa tem como marco temporal os séculos XIX e XX, e se estende aos dias de hoje. É uma história do tempo presente, considerando que a partir desse século, iniciaram, entre eles, atualizações culturais, principalmente pelo relacionamento com a sociedade não indígena. Entre elas, a luta pela terra que sempre consideraram suas, a expansão pastoril e agrícola, a introdução da escola nas aldeias, as quais incorporaram no aspecto social e mítico, costumes e valores do contato. O dinamismo cultural atualizou o sentido do ritual no tempo e no contexto. A tese direciona-se para afirmamos que implicações de cunho temporal e histórico promoveram a ressignificação do ritual, no sentido de que não apenas os meninos, mas também as meninas deveriam se preparar para vida adulta em comunidade, assim como alimentar a tradição cultural de um povo que a partir do mito da “Aldeia Grande”, construiu autonomia étnica dentro de seu próprio grupo de pertencimento. As fontes orais nessa investigação apontaram que ressignificar tanto o mito quanto o rito é um processo histórico, de tal modo, mesmo que alguns jovens decidam não participar do ritual ou optem por viver ritos de passagem dos não indígenas, ou pelo estudo e não pelo casamento; que venha diminuir o tempo de confinamento ou se acomodar ao período de férias; que haja, ainda, mudanças nas regras e dietas ao tempo da reclusão e a substituição dos artefatos tradicionais pelos industrializados, apesar de tudo isso, o ritual continua sendo importante. O resultado desse estudo assinala que o ritual do Ẽhjcreere' foi ressignificado a partir da interação entre os jovens com seu ambiente social e cultural, principalmente no pós- contato, sendo este elemento importante para o processo dinâmico de transformação permanente de sua sociedade.;
Abstract This study has as main objective to analyze the Krikati initiation ritual for adult life called Ẽhjcreere', regarding its change and continuity in the movement of time, as well as its importance for the social organization of the referred people. The ritual is one of the ceremonies used in the transition from childhood to adulthood, involving placing adolescent prisoners aged between twelve and fourteen years, in a structure that they identify as a “little house”. The period of confinement is close to three months, which coincides, at present, with school holidays, with the apparent objective of body change with weight gain. The research has as its time frame the 19th and 20th centuries, and extends to today. It is a history of the present time, considering that from that century onwards, cultural updates began among them, mainly due to the relationship with non-indigenous society. Among them, the struggle for land that they always considered theirs, the pastoral and agricultural expansion, the introduction of the school in the villages, which incorporated in the social and mythical aspect, customs and values of contact. Cultural dynamism brought the sense of ritual up to date and in context. The thesis is directed to affirm that implications of temporal and historical nature promoted the resignification of the ritual, in the sense that not only boys, but also girls should prepare themselves for adult life in community, as well as nurture the cultural tradition of a people who, based on the “Big Village” myth, built ethnic autonomy within their own group of belonging. The oral sources in this investigation pointed out that re-signifying both myth and rite is a historical process, in such a way, even if some young people decide not to participate in the ritual or choose to live rites of passage for non-indigenous people, or by studying and not by marriage; to reduce the confinement time or accommodate the vacation period; that there are still changes in rules and diets at the time of seclusion and the replacement of traditional artifacts by industrialized ones, despite all this, the ritual remains important. The result of this study points out that the Ẽhjcreere' ritual has been reframed from the interaction between young people with their social and cultural environment, mainly in the post-contact, being an important element for the dynamic process of permanent transformation of their society.;
Palavras-chave Ritual; Krikati; Vida comunitária; Mudança; Ressignificação; Community life; Change; Resignification;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-07-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9407;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


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