RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Cultura maker e modos de ser docente no século XXI: proposta de um percurso criativo

Mostrar registro simples

Autor Ferreira, Diego Henrique Zerwes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9073095686029581;
Orientador Zen, Laura Habckost Dalla;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7299608700756404;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Cultura maker e modos de ser docente no século XXI: proposta de um percurso criativo;
Resumo A cultura maker responde a uma demanda de mudança na sociedade e está cada dia mais presente na vida de crianças e jovens. Ela chega ao Colégio Medianeira, notadamente, por meio de professores interessados em oferecer perspectivas diferentes de aprendizagem, mediante a leitura da realidade de que os estudantes parecem não se sentir motivados em uma sala de aula tradicional. Diante disso, esta pesquisa se propôs a compreender quais são os pressupostos teóricos e pedagógicos da cultura maker e como o movimento maker reverbera nos modos de ser e estar de estudantes e professores. Para tanto, a dissertação se valeu do diálogo entre pesquisa bibliográfica e de entrevistas semi-estruturadas, com professores do Colégio Medianeira que já haviam realizado atividades maker com seus estudantes. Por meio desse diálogo, foi possível apontar que: (i) os estudantes não parecem motivados em uma sala de aula tradicional e isso prejudica o modo como se relacionam com o conhecimento; (ii) há outras abordagens de ensino que oferecem formas diversas de aprendizagem, ao darem vazão à curiosidade e ao diálogo; (iii) as atividades desenvolvidas no âmbito do Colégio Medianeira se aproximam dos pressupostos teóricos e pedagógicos da cultura maker, ao apontarem resultados positivos no que diz respeito à aprendizagem mão na massa. Ao articular estas considerações com a incursão teórica realizada, foi possível construir, como proposta de intervenção, um percurso formativo, voltado a professores, para o desenvolvimento de um planejamento maker.;
Abstract The Maker culture responds to a demand for change in society and it`s increseangly present in children and kids’ lifes. Maker culture arrives at Colégio Medianeira, notably, through teachers interested in offering different learning perspectives, by realizing that students do not seem to be motivated anymore in a traditional classroom. Therefore, this research aimed to understand what are the theoretical and pedagogical assumptions of the maker culture and how the maker movement reverberates in the ways of being of students and teachers. To this end, the dissertation made use of the dialogue between bibliographic research and semi-structured interviews, with teachers from Colégio Medianeira who had already carried out maker activities with their students. Through this dialogue, it was possible to point out that: (i) students do not seem motivated in a traditional classroom and this affects the way they relate to knowledge; (ii) there are other teaching approaches that offer different forms of learning, by venting curiosity and dialogue; (iii) the activities developed in the scope of Colégio Medianeira are close to the theoretical and pedagogical assumptions of the maker culture, by pointing out positive results with regard to hands-on learning. By articulating these considerations with the theoretical incursion made, it was possible to build, as an intervention proposal, a formative path, aimed at teachers, for the development of a planning maker. By associating this subjects with the bibliographical research, it was possible to make, as intervention propose, a formative route for teachers, intending the development of a maker planning.;
Palavras-chave Cultura maker; Movimento maker; Aprendizagem significativa; Formação de professores; Maker culture; Maker movement; Significative learning; Teacher education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9401;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística