Resumo:
Esta pesquisa tem a finalidade de compreender os caminhos da inovação educacional com a realização do Projeto Oficinas no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. O Projeto Oficinas foi analisado baseado nas propostas do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, da educação integral e das novas metodologias que se afiguram como os parâmetros educacionais do século XXI. A área de interesse surgiu pelo fato de o pesquisador, coordenador de série do Colégio, ter acompanhado desde o início o desenvolvimento do projeto. Além disso, era preciso sistematizá-lo com a finalidade de difundi-lo por toda a Rede Jesuíta de Educação. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, e os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada com os gestores e professores atuantes nas oficinas, num total de 11 profissionais, e documentos disponibilizados pela instituição, como, por exemplo, o questionário respondido por 165 alunos da 2ª série do ensino médio. Os documentos da Rede Jesuíta de Educação embasam o projeto, reiterando que o aluno deve ser o elemento central e o protagonista de toda ação educativa. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que o Projeto Oficinas poderá ser determinante no processo de difusão de outras práticas inovadoras na escola. Mostra-se capaz de desenvolver habilidades e competências essenciais visando à formação para a cidadania global. A sistematização do Projeto Oficinas feita pela pesquisa torna-se uma intervenção na medida em que ajuda a própria escola e toda a Rede Jesuíta de Educação a analisar os caminhos de inovação percorridos pelo Colégio Santo Inácio na execução do projeto.