Resumo:
A ouvidoria atua aproximando consumidor e empresa através da resolução de conflitos e do aperfeiçoamento de processos de trabalho. Sua atividade, ligada às necessidades, aos direitos e aos valores de pessoas orientam suas operações. Nesse sentido, a ouvidoria deve ser o meio adequado para o exercício de uma comunicação ampla a fim de formalizar importante diálogo com o consumidor, que impacte os resultados setoriais. Nesse contexto, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão de controle da atividade e, com o objetivo de melhorar o atendimento ao usuário, editou a Resolução Normativa (RN) nº 323 para as Operadoras de Planos de Saúde (OPS). Essa normativa determina à organização a criação de unidade organizacional de ouvidoria. O problema esbarra, justamente, na operação da ouvidoria e a pouca, ou nenhuma, eficiência nos processos comunicacionais que lhe é peculiar para contribuir com a gestão do setor. Isso representa distanciamento entre grupos de interesses prioritários que impactam em assimetria informacional entre as empresas e o seu mercado consumidor. Este trabalho tem o objetivo geral de demonstrar que é possível tornar a comunicação mais eficiente se houver a reestruturação funcional da ouvidoria dentro do setor de saúde suplementar para diminuir o distanciamento entre os atores envolvidos nas relações setoriais. Dentre os objetivos específicos, apresentar proposta prática para a melhoria desses processos comunicacionais para diminuir a assimetria informacional: a) verificar as origens do setor de saúde; b) investigar a necessidade de permissão da atuação das empresas privadas no setor de saúde em função dos problemas enfrentados pelo Estado para alcançar toda a população; c) compreender o conceito e os impactos da assimetria da informação dentro do setor privado de saúde suplementar e os riscos decorrentes; d) analisar a possibilidade da aplicação da teoria dos sistemas de Luhmann na construção de uma visão de como a organização deve promover a comunicação com o meio onde está inserida, na busca de informações e com o fim de satisfazer as expectativas de seus consumidores; e) analisar dados coletados junto as Operadoras de Planos de Saúde sobre a atual composição e forma de atuação dos setores de ouvidoria; f) apresentar proposta prática de processo e procedimentos para reestruturação de atuação de um setor de ouvidoria para diminuição da incidência da assimetria da informação nas Operadoras de Planos de Saúde. A hipótese inicial é a de que é possível viabilizar essa reestruturação caso os processos internos da ouvidoria tenham novos padrões 6 de linguagem, de sentido comunicacional, com os atores envolvidos que impactem em eficiência através da construção de um framework que resultará em uma ouvidoria gerida através da comunicação sistêmica, com reflexos positivos na busca pelas expectativas tanto do cliente, quanto da empresa. O marco teórico que estrutura a dissertação está assentado na Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann, aplicável às organizações. Esta confere ao pesquisador a possibilidade de observar todo o processo de comunicação organizacional e identificar as elementares e as variáveis que afetam, diretamente, a tomada de decisão e a própria existência organizacional como resultado; possibilita verificar quais são as irritações que estão sendo oferecidas pelo ambiente por causa da relação de interdependência sistêmica, tornando a organização mais eficiente e evoluída socialmente. Isso significa dizer, que a ouvidoria deve acoplar em seus processos de comunicação, informações sobre os consumidores, de forma a serem considerados na gestão operacional da organização. A fim de chegar-se à hipótese e cumprir com o objetivo geral de pesquisa, a metodologia de abordagem envolve Direito e Economia. Já, as técnicas de pesquisa aplicadas comportam: estudo de caso setorial de mercado, exploração de dados, pesquisa empírica e revisão bibliográfica, nacional e estrangeira.