Abstract:
O tema da tese é pesquisar sobre juventude, democracia e participação política parece ser algo que contribuirá para confirmar ou contestar dados lançados em outras pesquisas sobre a relação da juventude e participação em face de análises da participação políticas. Essa temática suscita especial interesse em razão da imagem que foi construída de uma juventude alienada à cultura de consumo, altamente conectada pelas redes sociais e as novas tecnologias, porém apartada das questões políticas e sociais, tonando-se um alvo de críticas da mídia e por textos acadêmicos. Quanto ao objetivo trata-se de descortinar algumas características dos jovens a respeito dos processos presentes no cotidiano através de um intenso contato com suas respectivas redes de interface e mecanismos organizacionais. Os jovens abraçariam opções de um projeto social que levaria pelo caminho de contribuir com a nação pela via da democracia representativa? Ou seria essa uma geração que recebe e encontra uma forma de transmitir uma herança cultural, como tal, algo já pronto da sociedade como estável pelas suas regras e instituições em particular a escola? As reflexões apresentadas nesta tese foram sustentadas a partir de revisão bibliográfica sobre as categorias de juventudes, capital social, participação política e de observação de campo seguida d a aplicação de um survey para jovens matriculados em estabelecimentos públicos e privados da cidade de São Leopoldo sobre a dimensão da participação política como uma atividade cotidiana e dos processos formativos a partir das suas percepções. No quesito da apresentação dos resultados parece que os jovens desconhecem a relevância da política com posicionamentos de indiferença ou aversão, talvez conviria conferir se é a forma predominante de se compreender e fazer política no país, não reconhecendo-os como interlocutores privilegiados.