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A universidade no Piauí, das faculdades isoladas à federalização: um olhar através do seu primeiro quadro docente

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Autor Campos, Francisca das Chagas Lopes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8637238139206756;
Orientador Ramírez, Hernán Ramiro;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3958588915779963;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A universidade no Piauí, das faculdades isoladas à federalização: um olhar através do seu primeiro quadro docente;
Resumo Este estudo traz resultados de uma pesquisa histórica sobre a Universidade no Piauí. A problemática implica na transformação das Faculdades Isoladas em Federal, e a ocorrência desse processo, envolvendo conflitos vivenciados pelos professores que compuseram o primeiro quadro de docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no contexto antecedente e subsequente à gestão burocrática, na constituição desta Universidade, e, ademais, como os discursos e as práticas de intelectuais e políticos, usando conceitos como modernidade e progresso, circularam no período da implantação do Ensino Superior no Estado. Esta tese tem, como objetivo geral, evidenciar os mais relevantes conflitos vivenciados na constituição do primeiro Quadro de Docentes da UFPI. Como objetivos específicos, tem-se: analisar o contexto político piauiense na implantação da UFPI; ressaltar as impressões dos professores no período em foco; narrar a criação, e a unificação das faculdades isoladas para surgimento da UFPI; e, avaliar a forma como os professores das faculdades isoladas e a sociedade piauiense em geral interviram nesse processo. O recorte temporal abrange o período da implantação da Faculdade de Direito do Piauí, até a constituição da UFPI e a sua consolidação – 1930-1980. Na pesquisa, utilizou-se de fontes diversas: atas, atos da reitoria, resoluções; relatórios; plano diretor; certidões, registro de constituição da UFPI disponíveis nos arquivos das UFPI/CMRV; jornais, registros fotográficos, mensagens oficiais de governadores e documentos consultados nos acervos do Arquivo Público do Piauí (Teresina) e no IHGPI (Parnaíba). Para a composição da tese, valeu-se da metodologia da história oral, através de depoimentos de pessoas das cidades de Teresina e Parnaíba, que vivenciaram o processo de criação da UFPI. Este estudo mostra um aporte à história da Educação do Brasil, evidenciando o Piauí que, afastado do centro do poder e da economia nacional, fez realizações progressistas, assumindo uma especificidade histórica a partir de sua própria conjuntura. Este estudo proporcionou reconhecer o Piauí e seu poder político, na forma como produziu resultado na instalação de um instrumento de poder para o Estado e seus circunvizinhos.;
Abstract This study brings results of a historical research on the University in Piauí. The problem implies the transformation of Isolated Faculties into Federal, and the occurrence of this process, involving conflicts experienced by the teachers who made up the first staff of professors at the Federal University of Piauí (UFPI), in the context before and after the bureaucratic management, in the constitution of this University, and, in addition, how the speeches and practices of intellectuals and politicians, using concepts such as modernity and progress, circulated during the period of implantation of Higher Education in the State. This thesis has, as the general objective, to highlight the most relevant conflicts experienced in the constitution of the first Faculty of UFPI. As specific objectives, there are: to analyze the Piauí political context in the implantation of UFPI; highlight teachers' impressions in the period in focus; narrate the creation, and the unification of isolated faculties for the emergence of UFPI; and, to evaluate the way in which teachers from isolated colleges and Piaui society in general intervened in this process. The time frame covers the period of implementation of the Faculty of Law of Piauí, until the constitution of UFPI and its consolidation – 1930-1980. The research used different sources: minutes, acts of the rectory, resolutions; reports; master plan; certificates, UFPI constitution record available in the UFPI / CMRV archives; newspapers, photographic records, official messages from governors and documents consulted in the archives of the Public Archives of Piauí (Teresina) and IHGPI (Parnaíba). For the composition of the thesis, we used the methodology of oral history, through testimonials from people from the cities of Teresina and Parnaíba who experienced the process of creating UFPI. This study shows a contribution to the history of Education in Brazil, showing Piauí that, far from the center of power and the national economy, made progressive achievements, assuming a historical specificity from its own conjuncture. This study made it possible to recognize Piauí and its political power, in the way it produced results in the installation of an instrument of power for the State and its surroundings.;
Palavras-chave Modernidade; Desenvolvimento; Progresso; Faculdades isoladas; Universidade Federal do Piauí; Modernity; Development; Progress; Isolated colleges; Federal University of Piaui;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9300;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


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