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O lúdico e o esporte, o analógico e o digital: a reconfiguração das aulas de educação física

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Autor Sousa, Jeferson Coutinho de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7392206617881521;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O lúdico e o esporte, o analógico e o digital: a reconfiguração das aulas de educação física;
Resumo Este estudo objetivou, a partir da pesquisa-ação, propor uma reconfiguração nas aulas de educação física, com base em novos elementos para motivação e engajamento com variação entre atividades lúdicas e esportivas, analógicas e digitais, individuais e cooperativas, que proporcionem melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Participaram efetivamente do estudo 40 escolares, todas do gênero feminino, de uma escola da Rede Jesuíta de Educação. Como instrumentos foram utilizados os questionários BREQ-2, IPAQ (versão curta) e diário de bordo. Na identificação da motivação, verificou-se que as participantes/turmas do período matutino caracterizaramse como menos autônomas e autodeterminadas para a prática de atividade física, enquanto as do período vespertino mostraram-se mais autônomas e autodeterminadas como regulação para a prática de atividade física mais identificada e intrínseca, vindo de encontro com o perfil das mesmas nas aulas de educação física. Na identificação do nível de prática de atividade física habitual, verificou-se que às participantes do matutino, 75% foram consideradas “Ativas”, 16,7% “Insuficientemente Ativas A” e 8,3% “Insuficientemente Ativas B”; enquanto as do período vespertino 100% foram consideradas “Ativas”. Com relação ao posicionamento das participantes frente à proposta de reconfiguração, variação, comparação e transformação de atividades analógicas, verificou-se uma avaliação no matutino de 50% para uma aula muito boa, 29,2% para boa e 20,8% para razoável enquanto no vespertino uma avaliação de 62,5% para uma aula boa, 25% para razoável e 12% para muito boa. Já nas atividades digitais, verificou-se uma avaliação no matutino de 46% para uma aula “boa”, 29% para “muito boa”, 17% e 8% para “muito ruim”; enquanto no vespertino de 69% para uma aula “boa” e 31% para “razoável”. É possível inferir, com os achados quantitativos, que o posicionamento das participantes corrobora com o perfil qualitativo das turmas, sendo vespertino sempre mais motivadas e mais engajadas, enquanto matutino menos motivadas e menos engajadas para a prática de atividades físicas. Com relação aos desejos, tanto nas atividades analógicas e digitais as turmas do período matutino e vespertino gostariam de ter mais aulas de educação física, em espaços diferenciados, com mais desafios, materiais e de forma interativa, o que fornece informações importantes na tomada de decisões da gestão escolar pesquisada.;
Abstract This study aimed, based on action research, to propose a reconfiguration in physical education classes, based on new elements for motivation and engagement and variation between recreational and sports activities, analogical and digital devices, individual and collectives, that provide improvements in the teaching and learning process. This comprehensive study was completed with the participation of forty individual students, all female, from a Jesuit Education Network School. As instruments, the BREQ-2, IPAQ (short version) and journal tools of measurement were used. The identification motivation reveals that the participants during morning period were considered less autonomous and self-determined for physical activity practice, while those during the afternoon more autonomous and self-determined as regulation for physical activity practice more identified and intrinsic, coming through physical education class profiles. For physical activity practice level identification, it was found that the participants during morning classes 75% were observed “Active”, 16.7% “A Active Insufficiently” and 8.3% “B Active Insufficiently” while afternoon classes 100% were considered “Active”. Regarding the view of the proposed reconfiguration, variation, comparison and transformation of analogical activities in the participants positions, there was an evaluation of the morning classes to be of 50% for a “very good”, 29.2% for “good” and 20.8% for “reasonable” classes, albeit, it was observed in afternoon classes an assessment of 62.5% for a “good”, 25% for “reasonable” and 12% for “very good” classes. Activities involving digital devices it was observed an evaluation in the morning classes to be of 46% for a “good”, 29% for “very good”, 17% for a “reasonable” and 8% for “very bad” classes while for afternoon classes to be 69% for a “good” and 31% to “reasonable” class. This study would conclude with associated measurements techniques, that the participants positioning corroborates to class profile, similarly to afternoon classes which has being motivated and engaged while morning classes were less motivated and less engaged for physical activities practice in physical education classes. According to the student´s desires, the morning and afternoon classes favored and exhibited a preference for more physical education classes, in interchangeable spaces, with more challenges, materials and in an interactive way, which provides important information for making decisions to the researched school management.;
Palavras-chave Gestão de educação básica; Educação física; Motivação; Tecnologia; Basic education management; Physical education; Motivation; Technology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9296;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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