Autor |
Luna, Edelves Rosa; |
Orientador |
Coutinho, Josefina Maria Fonseca; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2666628808984953; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A coordenação pedagógica na Rede Jesuíta de Educação à luz do Projeto Educativo Comum: especificidades, desafios e perspectivas; |
Resumo |
A pesquisa tem por objetivo investigar o papel do coordenador pedagógico em colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) no Brasil e suas especificidades, analisando as atribuições e as ações práticas realizadas no exercício de suas atividades profissionais à luz das diretrizes da Pedagogia Inaciana definidas pelo Projeto Educativo Comum (PEC). Os referenciais foram divididos em três grupos: 1) referencial histórico sobre a educação jesuítica no brasil encontrado em textos de Serafim Leite, Rocha, Rosário, Nelo, Almenida e Ferreira Jr.; 2) referencial da pedagogia inaciana encontrada em documentos da Companhia de Jesus e em textos de Klein, Rodrigues e Franca; 3) referencial conceitual em gestão, liderança, liderança escolar e liderança jesuítica apresentados em textos de Luck, Inghan, Lowney, dentre outros autores. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento entrevista semiestruturada com oito coordenadores pedagógicos de três colégios da RJE (Colégio Loyola, Colégio Anchieta e Colégio Antônio Vieira) e a aplicação de questionário a todos os coordenadores pedagógicos das mesmas unidades de ensino. A partir dos relatos dos coordenadores, apresentamos o perfil dos coordenadores da RJE, seus contextos de trabalho e suas atribuições, bem como os saberes necessários para a boa execução de suas atividades, as especificidades de sua atuação em uma instituição jesuíta e suas relações com o Projeto Educativo Comum (PEC).; |
Abstract |
The research aims to understand the role of the pedagogical coordinator in Jesuit Education Network (JEN) schools. in Brazil and its specificities, analyzing the attributions and practical actions performed in the exercise of their professional activities in light of the guidelines of Ignatian Pedagogy defined by the Projeto Educativo Comum (PEC). The theoretical references are divided into three groups: 1) historical reference on Jesuit education in Brazil found in texts by Serafim Leite, Rocha, Rosario, Nelo, Almenida and Ferreira Jr .; 2) Ignatian pedagogical framework found in documents of the Society of Jesus and in texts by Klein, Rodrigues and Franca; 3) conceptual framework in management, leadership, school leadership and Jesuit leadership presented in texts by Luck, Inghan, Lowney, among other authors. The research, qualitative in nature, had as its instrument a semi-structured interview with eight pedagogical coordinators from three schools of JEN (Colégio Loyola, Colégio Anchieta and Colégio Antônio Vieira) and an application for questions to all pedagogical coordinators of the same teaching units. From the reports of the coordinators, we present the profile of the coordinators of the JEN, their work contexts and their attributions, as well as the knowledge necessary for the proper execution of their activities, the specifics of its performance in a Jesuit institution and its relations with the PEC.; |
Palavras-chave |
Coordenação pedagógica; Rede Jesuíta de Educação; Projeto Educativo Comum; Liderança; Pedagogical coordination; Jesuit Education Network; Common educational project; Leadership; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-01-21; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9295; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |