Autor |
Zilio, Virgínia Maria; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3518379350464035; |
Orientador |
Lopes, Maura Corcini; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Digitalidade e educação de surdos: a condição da exposição como possibilidade de uma educação linguística; |
Resumo |
A presente dissertação trata da constituição de modos de ser surdo na contemporaneidade, que se pauta pela digitalidade e pela condição da exposição a ela atrelada. Desse modo, questiona como se caracterizam os sujeitos surdos em meio à digitalidade e como a condição da exposição e os modos de ser que ela produz se relacionam com a educação de surdos. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo conhecer as nuances que o contexto digital imprime em sujeitos surdos e as possibilidades de pensar sua educação por meio delas. Parte-se da perspectiva de autores do campo dos Estudos Surdos articulados a discussões que teorizam as formas de ser e estar no mundo nas condições colocadas em uma sociedade digital. Dessa forma, utiliza o conceito de experiência como ferramenta analítica, entendendo-a como resultado da conformação cultural e das interações e relações com os outros. Assim, opta-se pela plataforma YouTube como fonte de material empírico, partindo de 9 canais de youtubers surdos, dos quais 24 vídeos foram selecionados. O desenvolvimento analítico parte do pressuposto da condição da exposição vinculada à digitalidade e entende que este contexto possibilita: a) uma educação linguística acessível visualmente; e b) a desconstrução de estigmas que marcam esse sujeito como um tipo de pessoa incapaz. Por fim, considera que essas possibilidades podem servir como contribuição para a escolarização de surdos ao apoiar a escola na tarefa de promover condições socioculturais que possibilitam a aquisição de conhecimentos de e sobre sua língua e de e sobre outras línguas, conformando uma educação linguística.; |
Abstract |
La presente investigación se ocupa de la constitución de formas de ser sordo en la contemporaneidad, que se guía por la digitalidad y la condición de exposición vinculada a ella. Por lo tanto, cuestiona cómo las personas sordas se caracterizan en medio de la digitalidad y cómo la condición de exposición y las formas de ser que produce están relacionadas con la educación de los sordos. En este sentido, la investigación tiene como objetivo conocer los matices que el contexto digital imprime sobre los sujetos sordos y las posibilidades de pensar en su educación a través de ellos. Se parte de la perspectiva de autores del campo de los Estudios Sordos articulados a discusiones que teorizan sobre las formas de ser y estar en el mundo en las condiciones de una sociedad digital. De ese modo, se utiliza el concepto de experiencia como herramienta analítica, que es comprendida como resultado de la conformación cultural, interacciones y relaciones con otros. De este modo, la plataforma de YouTube fue elegida como fuente de material empírico, a partir de 9 canales de youtubers sordos se seleccionaron 24 videos. El desarrollo analítico parte de la suposición de la condición de exposición vinculada a la digitalidad y comprende que este contexto permite: a) una educación lingüística visualmente accesible y b) la deconstrucción de estigmas que marcan a este sujeto como un tipo de persona incapaz. Por último, considera que esas posibilidades pueden servir como una contribución a la escolarización de las personas sordas al apoyar a la escuela en la tarea de promover condiciones socioculturales que permitan la adquisición de conocimientos de y sobre su lengua y de y sobre otras lenguas, conformando una educación lingüística.; |
Palavras-chave |
Digitalidade; Exposição; Educação de surdos; Educação linguística; Identidade surda; YouTube; Educación de sordos; Educación lingüística; Digitalidad; Identidad sorda; Exposición; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-24; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9255; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |