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Cidadania na Escola Porto Alegre: processos de formação e (re)conhecimento de sujeitos em situação de rua

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Autor Fonseca, Marcia Cristina Taborda;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4360721111464051;
Orientador Adams, Telmo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Cidadania na Escola Porto Alegre: processos de formação e (re)conhecimento de sujeitos em situação de rua;
Resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar os processos participativos, enquanto meio e fim, na formação da cidadania de sujeitos em situação de rua da Escola Municipal Porto Alegre dando ênfase à visão êmica, para compreender a visibilidade de si mesmos, de seus contextos e sua cultura e a visão construída a partir do coletivo da escola. A fundamentação teórica percorreu a categoria cidadania, considerando a dinâmica de sua conceitualização entre tempos e espaços; a cidadania no Brasil e a inferência da colonialidade na desqualificação social até a situação de rua; além dos conceitos de descolonialidade; educação popular; e participação como critérios de formação e reconhecimento da cidadania. O estudo qualitativo foi desenvolvido na perspectiva crítica, com uma metodologia inspirada na pesquisa participante de caráter compreensivo, onde sempre importa conhecer para transformar o cenário social. Como estratégias utilizou-se a observação participante e a roda de conversa, tendo como princípio fundamental a escuta e o diálogo para relacionar experiências e reflexões durante o processo. Para os registros foram utilizados os instrumentos de gravação de áudio, fotografia, filmagem e diário de campo. Os participantes foram educandos que frequentam a Escola Municipal Porto Alegre, em situação de rua ou de alta vulnerabilidade social. O processo de análise foi realizado em duas etapas: a análise textual qualitativa discursiva para o entendimento do sujeito através de suas percepções de si, vivências e histórias; e a análise dos processos de participação, considerando os argumentos pragmático, epistemológico, político, ecológico e a condição de fala. Entre os principais resultados destacam-se a reconstrução da autoimagem e o reestabelecimento do sujeito como ser social. A reconstrução da autoimagem ocorre pela possibilidade de reorganizar a autopercepção através da tomada de consciência dos processos históricos de subalternização, da construção de novos entendimentos de si, de suas vivências e das fragilidades que transpassam as histórias de vida de cada um. O reestabelecimento do sujeito social sustenta-se pela atuação nos processos participativos da escola que proporcionam aos educandos o reconhecimento de si no coletivo, na construção conjunta e na compreensão progressiva de seus direitos. Assim, a investigação apontou que a participação, enquanto meio e fim, se torna condição para a formação da cidadania, pelo estabelecimento de vínculos e, a partir do sentimento de pertença pela promoção da cooperação social e do trabalho balizados na conscientização e condição solidária.;
Abstract La presente disertación tiene como objetivo analizar los procesos participativos, como un medio y un fin, en la formación de la ciudadanía de las personas en situación de calle de Escuela Municipal Porto Alegre, enfatizando la visión emic, para comprender la visibilidad de sí mismos, sus contextos y sus cultura y visión construida desde el colectivo escolar. La base teórica cubrió la categoría ciudadanía, considerando la dinámica de su conceptualización entre tiempos y espacios; la ciudadanía em Brasil y la inferencia de la colonialidad en la descalificación social hasta la situación de la calle; además de los conceptos de descolonialidad; educación popular; y participación como criterios de formación y reconocimiento de ciudadanía. El estudio cualitativo se desarrolló desde una perspectiva crítica, con una metodología inspirada en a investigación participativa integral, donde siempre importa conocer para transformar el escenario social. Como estrategias se utilizó la observación participante y la rueda de conversación, con el principio fundamental de escuchar y dialogar para relatar experiencias y reflexiones durante el proceso. Para los registros se utilizó instrumentos de grabación de audio, fotografía, filmación y diario de campo. Los participantes fueran estudiantes que asisten a la Escuela Municipal Porto Alegre, en situación de la calle o en alta vulnerabilidad social. El proceso de análisis se llevó a cabo en dos etapas: el análisis discursivo textual cualitativo para la comprensión del tema a través de sus percepciones de sí mismos, experiencias e historias; y el análisis de los procesos de participación, considerando los argumentos pragmáticos, epistemológicos, políticos, ecológicos y la condición del discurso. Entre los principales resultados destacamos la reconstrucción de la autoimagen y el restablecimiento del sujeto como ser social. La reconstrucción de la autoimagen ocurre debido a la posibilidad de reorganizar la autopercepción a través de la consciencia de los procesos históricos de subordinación, la construcción de nuevas comprensiones de sí mismos, sus experiencias y las debilidades que impregnan las historias de vida de cada persona. El restablecimiento de sujeto como ser social se sustenta actuando en los procesos participativos de la escuela que brindan a los estudiantes el auto reconocimiento en colectivo, la construcción conjunta y la comprensión progresiva de sus derechos. Así, la investigación señaló que la participación, como un medio y un fin, se convierte en una condición para la formación de la ciudadanía, para el establecimiento de lazos y, en base al sentimiento de pertenencia para la promoción de la cooperación social y el trabajo basado en a conciencia y la solidaridad.;
Palavras-chave Cidadania; (Des)colonialidade; Pessoas em situação de rua; Educação popular; Participação; Ciudadanía; (Des)colonialidad; Personas em situación de la calle; Educación popular; Participación;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-18;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9253;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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