Autor |
Santos, Juvêncio Gomes dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5435024727981906; |
Orientador |
Costa, Filipe Campelo Xavier da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7106471704531411; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
As possibilidades do design como estratégia para as pequenas e médias empresas (PMEs) da cidade de Maputo; |
Resumo |
Devido a inexistência de um setor industrial de produção, distribuição e consumo, e devido a uma economia totalmente dependente da importação externa, faz com que em Moçambique, 98.7% das empresas seja constituída por Pequenas e Médias Empresas, que geram 24% do emprego formal no país. Nesse contexto, levando em consideração que o ensino em design foi introduzido no país até pouco tempo, em meio a diversas limitações tais como a qualidade docente, também sucede-se que por diversas razões, no mercado de design as empresas optam frequentemente por contratar profissionais de design sem nenhuma formação, ao invés de designers formados. Partindo destes pontos, a pesquisa tem como objetivo verificar como o design pode contribuir estrategicamente nas Pequenas e Médias Empresas na cidade de Maputo. Para tal fim, uma pesquisa exploratória, em que durante a etapa da coleta de dados foram realizadas entrevistas em profundidade a professores de design, profissionais de design, estudantes de design e gestores de empresas, afim de compreender como se desdobra o design no campo da educação, no mercado de design e nas pequenas e médias empresas em Maputo. A análise de conteúdo deste ciclo de entrevistas, permitiu um entendimento mais claro sobre a realidade do design no contexto de Maputo, o que serviu como diretriz que possibilitou em sequência, a concepção do material proposto para uma sessão projetual. Entretanto, um grupo de quatro (4) participantes realizou a sessão projetual, procedendo-se posteriormente um segundo roteiro de entrevista. A partir dos resultados mais significativos da pesquisa, concluiu-se que as entrevistas trouxeram para a pesquisa uma rica oportunidade de gerar um conhecimento melhor aprofundado sobre que tipo de dificuldades e limitações são enfrentadas no contexto do design em Maputo, bem como, com que dinâmica esta área se relaciona com a área mercadológica. Em relação ao resultado da sessão projetual, a pesquisa possibilitou a abertura de uma nova possibilidade para que diferentes áreas interajam mutuamente, gerem discussão e colaborem em benefício uma do outra. Pois, a pesquisa não trata somente de se esforçar em inserir o design como recurso estratégico nas pequenas e médias empresas, mas, também aproximar o universo das organizações ao campo do design.; |
Abstract |
Due to the lack of an industrial production, distribution and consumption sector, and due to an economy totally dependent on foreign imports, in Mozambique, 98.7% of companies are constituted by Small and Medium Enterprises, which generate 24% of formal employment in the country. In this context, taking into account that teaching in design was introduced in the country until recently, amid several limitations such as teaching quality, it also happens that for various reasons, in the design market, companies often choose to hire professionals of design without any training, instead of trained designers. Based on these points, the research aims to verify how design can contribute strategically to Small and Medium Enterprises in the city of Maputo. For this purpose, an exploratory research, in which, during the data collection stage, in-depth interviews were conducted with design professors, design professionals, design students and company managers, in order to understand how design unfolds in the field of education, in the design market and in small and medium enterprises in Maputo. The content analysis of this interview cycle, allowed a clearer understanding about the reality of design in the context of Maputo, which served as a guideline that made possible, in sequence, the design of the material proposed for a design session. However, a group of four (4) participants carried out the design session, and a second interview script was subsequently followed. From the most significant results of the research, it was concluded that the interviews brought a rich opportunity to the research to generate a better in-depth knowledge about what kind of difficulties and limitations are faced in the context of design in Maputo, as well as, with what dynamics this area is related to the marketing area. In relation to the result of the project session, the research enabled the opening of a new possibility for different areas to interact with each other, generate discussion and collaborate for the benefit of each other. For research is not only about trying to insert design as a strategic resource in small and medium-sized companies, but also bringing the universe of organizations closer to the field of design.; |
Palavras-chave |
Design; Pequenas e médias empresas; Design estratégico; Sessão projetual; Design; Small and medium enterprises; Strategic design; Project session; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-12; |
Agência de fomento |
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9229; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |