Abstract:
Devido a inexistência de um setor industrial de produção, distribuição e consumo, e devido a uma economia totalmente dependente da importação externa, faz com que em Moçambique, 98.7% das empresas seja constituída por Pequenas e Médias Empresas, que geram 24% do emprego formal no país. Nesse contexto, levando em consideração que o ensino em design foi introduzido no país até pouco tempo, em meio a diversas limitações tais como a qualidade docente, também sucede-se que por diversas razões, no mercado de design as empresas optam frequentemente por contratar profissionais de design sem nenhuma formação, ao invés de designers formados. Partindo destes pontos, a pesquisa tem como objetivo verificar como o design pode contribuir estrategicamente nas Pequenas e Médias Empresas na cidade de Maputo. Para tal fim, uma pesquisa exploratória, em que durante a etapa da coleta de dados foram realizadas entrevistas em profundidade a professores de design, profissionais de design, estudantes de design e gestores de empresas, afim de compreender como se desdobra o design no campo da educação, no mercado de design e nas pequenas e médias empresas em Maputo. A análise de conteúdo deste ciclo de entrevistas, permitiu um entendimento mais claro sobre a realidade do design no contexto de Maputo, o que serviu como diretriz que possibilitou em sequência, a concepção do material proposto para uma sessão projetual. Entretanto, um grupo de quatro (4) participantes realizou a sessão projetual, procedendo-se posteriormente um segundo roteiro de entrevista. A partir dos resultados mais significativos da pesquisa, concluiu-se que as entrevistas trouxeram para a pesquisa uma rica oportunidade de gerar um conhecimento melhor aprofundado sobre que tipo de dificuldades e limitações são enfrentadas no contexto do design em Maputo, bem como, com que dinâmica esta área se relaciona com a área mercadológica. Em relação ao resultado da sessão projetual, a pesquisa possibilitou a abertura de uma nova possibilidade para que diferentes áreas interajam mutuamente, gerem discussão e colaborem em benefício uma do outra. Pois, a pesquisa não trata somente de se esforçar em inserir o design como recurso estratégico nas pequenas e médias empresas, mas, também aproximar o universo das organizações ao campo do design.